O Grupo M|Checon, um dos maiores do seu setor no Brasil, encara com muito trabalho o momento de crise no País. A empresa começa o último trimestre do ano com importantes frentes de trabalho no Brasil e Exterior. No maior deles, a M|Checon reuniu 180 profissionais nas areias de Copacabana para a montagem do Talentos Senac, evento desenvolvido pela Momentum e que começou na 6a. feira (06/11) e segue até 16 de Novembro.
Veja a dimensão do espaço no vídeo do #PromoviewPlay. Clique aqui
Fotos: Divulgação.
“Além de ser o maior projeto já estruturado nas areias do Rio de Janeiro, é também o maior projeto de montagem fechado desenvolvido pela nossa empresa, que nesta empreitada recebe o aval da Momentum.”, avalia Marcelo Checon, que acompanha a entrega dos trabalhos na orla carioca e traz na bagagem outros projetos de grande porte como a Visita do Papa, abertura da Copa do Mundo no Brasil, e, mais recentemente, a cenografia dos principais espaços das marcas no Rock in Rio.
O Talentos Senac é a maior competição de educação profissional do Rio de Janeiro. Criado para ser mais uma etapa na preparação dos alunos para sua inserção ao mercado de trabalho, a disputa é dividida em três etapas. Na primeira, realizada em agosto, 30 mil alunos fizeram provas escritas baseadas em estudo de casos em 24 ocupações diferentes, nas 39 unidades do Senac RJ em todo o Estado.
Os melhores colocados participam da grande final com cerca de 18 finalistas de cada curso e a participação de jurados renomados no mercado de trabalho e empresas parceiras.O local da finalíssima está montado em frente a um ícon e da hotelaria, o Copacabana Palace e terá seminários, shows e atrações especiais, tudo isso para reunir os alunos das unidades do Senac fluminense que participarão das competições onde será colocado à prova o talento e zelo dos futuros profissionais que atuarão no mercado.
Equipes e Projetos no Exterior
Além da atuação no Brasil, a M|Checon avança também em sua atuação no Exterior. Após a recente estruturação do espaço da BRF na feira de alimentação de Frankfurt, a indústria de cenografia enviou três profissionais de design e criação para a Expo Milão que acontece até o final de outubro na Capital mundial do design. A feira conta com pavilhões de centenas de países que apresentam oportunidades comerciais e turísticas.
“Estamos com o nosso pessoal acompanhando as tendências, novidades e referências com o objetivo de oferecer cada vez mais inovação, modernidade e ousadia nos projetos que sugerimos aos nossos clientes.”, salienta Marcelo.
Contornando a Crise em Busca de Crescimento
Segundo o empresário, o que não pode faltar no trabalho são criatividade e rentabilidade. “A alta do dólar e os problemas econômicos do País impactam em nossa atividade na medida em que nossos clientes possuem uma verba cada vez menor, mas continuam a pedir soluções inovadoras. Além disso, não queremos mais só um bom faturamento.
Acreditamos que o melhor para nosso crescimento saudável é que a companhia seja mais rentável, mesmo com uma receita menor.”, relata Marcelo.
Ciente disso, a empresa passou por uma reformulação geral planejada nos dois últimos anos e se reinventou. Quase toda a equipe de Criação foi trocada. A M|Checon buscou no mercado os melhores profissionais de agências, empresas de cenografia, designers etc. Também tem investido na capacitação profissional em diversas áreas com o objetivo de aprimorar seus funcionários e garantir a satisfação da equipe e determinou novos processos em seus departamentos para profissionalizar a gestão. Com isso, também reduziu o turn over.
A receita, desde 2005, cresceu mais de 400%, e, muitas vezes, de forma bastante agressiva, apesar das oscilações do mercado. “Não imaginava que em uma década teríamos chegado tão longe tanto em relação aos nossos dados financeiros como sobre o nível de nossos clientes e à profissionalização da companhia. Podemos afirmar com orgulho que somos referência em nossos segmentos de atuação atualmente, e vistos, na maioria das vezes, como primeira opção quanto se trata de arquitetura promocional.”, conclui Marcelo.