A TAM convida seus passageiros mirins (e também adultos) a conhecerem um pouco mais sobre a fascinante história da aviação.
Com assinatura da agência Wunderman, o projeto “Bagagem Histórica” transformou os tradicionais carrinhos de bagagens do aeroporto em réplicas perfeitas de alguns dos aviões mais famosos em exibição no Museu TAM.
É o caso do 14-Bis (a aeronave criada pelo brasileiro Santos Dumont), do Spitfire (o caça britânico mais famoso da Segunda Guerra Mundial), do Gloster Meteor (primeiro avião britânico equipado com assento ejetável) e do Flea Ship (primeira aeronave projetada por uma mulher). A mostra acontece no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, até 12 de outubro.
“Esse projeto celebra a nossa paixão pela aviação e é, sem dúvida, uma das formas mais envolventes que encontramos para mostrar aos nossos clientes o quanto o sonho de voar está presente em cada um de nós. Além disso, é uma oportunidade de compartilhar com os passageiros um pouco do acervo do Museu TAM, atraindo a atenção para ele e buscando manter vivo um pouco dessa história no ambiente agitado do maior aeroporto do Brasil.”, afirma Eduardo Costa, diretor de Marketing da TAM.
As réplicas das aeronaves estão disponíveis no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em um estande customizado próximo à área de check-in da TAM. Os pequenos passageiros poderão “pilotar” os aviõezinhos enquanto escutam um capítulo da história da aviação, já que cada modelo traz um fone de ouvido e uma gravação sobre a saga da aviação e sobre a epopeia da aeronave utilizada pela criança.
“O Museu TAM, em São Carlos (SP), expõe mais de 90 aviões, entre pioneiros, clássicos, jatos e caças. A reprodução de algumas dessas aeronaves em versão reduzida é uma forma de levarmos parte desse acervo histórico para as crianças e suas famílias conhecerem. É uma forma divertida de estimular novas visitas ao Museu e para reforçar o compromisso histórico da TAM com a aviação.”, comenta João Francisco Amaro, presidente do Museu TAM.
De acordo com Adriano Abdalla, diretor-geral de Criação da Wunderman, o sonho de voar está no imaginário das pessoas desde pequeno. “No dia de viajar, a garotada não vê a hora de entrar logo no avião e começar a ‘aventura’. Nossa ação antecipa esse momento mágico e destaca que com a TAM o sonho de voar começa no check-in.”, completa.
Com o objetivo de promover a ação e atrair os fãs de aviação, a agência também assina filme para internet e mídias de bordo da TAM, anúncio na revista TAM Nas Nuvens, site do projeto e conteúdo nas redes sociais da companhia aérea.
A criação é de Adriano Abdalla, João Paulo Martins, Rafael Palermo, Luis Paulo Alegretti, Diego Ferrite, Diogo Mangiacavalli, Ugo Zamponi, Yuri Oshiro e George Gomes, com direção de criação de Adriano Abdalla e Paulo Sanna.
Confira mais no vídeo abaixo: