Para combater o problema de mortes de crianças devido ao consumo de água contaminada, a P&G desenvolveu a tecnologia P&G Sachet. O produto consiste em um sachê de quatro gramas capaz de purificar dez litros de água. No Brasil, a validade é de dois anos e atende às normas da Organização Mundial de Saúde.
O sistema funciona da seguinte forma: o conteúdo do pacote deve ser despejado em um recipiente com dez litros de água não potável. Depois, é preciso mexer a mistura por cinco minutos e aguardar mais cinco minutos para a sujeira decantar. Em seguida, a água deve passar por um filtro, que pode ser até mesmo uma camiseta de algodão limpa. Por fim, basta esperar 20 minutos para o bactericida fazer efeito, e, então, a água está pronta para consumo.
Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 17,3% da população brasileira não recebe água por meio de rede de abastecimento. No mundo todo, são mais de 1,6 mil mortes por dia de crianças com até 5 anos devido a doenças causadas pelo consumo de água impura.
O projeto chega ao País inicialmente no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil, onde as pessoas sofrem diariamente com a falta de água potável. No primeiro ano, serão importados 1,8 milhão de sachês.
O programa vai contar com a parceria da ONG ChildFund Brasil, que fará a distribuição do produto, além de orientar as famílias locais e os multiplicadores sociais da região para conscientizá-los sobre o consumo de água de qualidade.
Cada família receberá a quantidade de sachês suficiente para um ano inteiro. O objetivo é atender 24.250 pessoas com 18 milhões de litros de água purificada em 4,8 mil domicílios da região. Até 2015, a meta do projeto é fornecer 22 milhões de litros de água potável no Brasil. Para isso, a empresa também recebe o apoio da transportadora Rai, que irá armazenar o estoque do P&G Sachet no País.
A rede varejista Walmart também desenvolveu uma promoção para incentivar os consumidores a contribuírem com o projeto. Por meio da promoção Doe Água Limpa, a cada produto das marcas P&G comprado na rede, será doado o equivalente a mais um dia de água limpa para uma pessoa. A parceria entre as duas empresas para o programa já ocorre no Canadá e no Reino Unido, e agora chega ao Walmart Brasil também.
A tecnologia P&G Sachet foi desenvolvida no final dos anos 1990 por cientistas da P&G em Newcastle, Reino Unido, em parceria com o Centro de Controles de Doenças dos Estados Unidos. O produto não será comercializado e faz parte do Programa Água Pura Para Crianças, principal ação de responsabilidade social da empresa.
No total, já foram entregues mais de 7,8 bilhões e meio litros de água purificada em mais de 75 países. Além disso, mais de 140 organizações já firmaram parceria com o programa, entre elas o Care, PSI, Save The Children, ChildFund e Visão Mundial.