A tecnologia chegou às quadras de tênis. Jogadores como Andy Murray, Andy Roddick, Serena Williams e Vince Spadea estão se comunicando com fãs através do Twitter. O programa é uma forma de seguir os passos dos tenistas, já que eles atualizam suas páginas com novidades e curiosidades do dia-a-dia.
No entanto, o Twitter não é apenas uma diversão. Para celebridades como Murray, é negócio sério. Para Robert Tuchman, presidente de uma agência esportiva de marketing cuja lista de clientes inclui Roger Federer, John McEnroe e Anna Kournikova, o Twitter pode ser uma ferramenta promocional.
Andy Murray.
“Isso é marketing efetivo”, diz Tuchman, que acredita que tenistas podem se beneficiar muito mais do programa do que jogadores de basquete ou de beisebol. “Enquanto atletas de times têm os departamentos de relações públicas e estrutura organizacional que colabora com o marketing e a promoção deles”, os tenistas podem usar o Twitter “para se colocar nas mãos dos fãs”.
Além disso, Tuchman acredita que o programa é uma forma de conectar atletas e fãs por meio de uma mídia não-filtrada, ou seja, “esse é um meio perfeito para eles oferecerem ao público um olhar real sobre quem eles são”. No entanto, o Twitter também tem um outro lado. Atletas que ‘twitam’ demais e muito honestamente dão à imprensa a chance de alterar o contexto de algumas de suas atualizações. Portanto, é preciso tomar cuidado.