Ariane Feijó de Copenhague/ Dinamarca.
Já falamos aqui do uso de vending machines reversas de garrafas pet para esta ação de marketing promocional, mas eu não tinha tido ainda a oportunidade de experimentá-las.
O meu primeiro contato com uma delas, que reverte dinheiro por cada garrafa depositada, eu encontrei numa rápida passagem pela Alemanha, um dos primeiros países a adotar o sistema.
Chegando em Copenhague, já no primeiro supermercado que entrei lá estava uma delas. Reuni o máximo de garrafas pet que consegui, considerando a minha de água diária e duas que recolhi, e lá fui eu me aventurar na máquina reversa. Fiz o vídeo (ou paguei o mico, como preferirem!) a seguir como prova da experiência mais sustentável e capitalista simultaneamente que já vivi:
A máquina que usei não dava moedas, mas vouchers para a rede de supermercados onde está instalada, que podem ser usados na compra de qualquer produto, inclusive cigarros. Cada garrafa rende 1,5 DKK (0,20€/ R$ 0,60). Muitas pessoas vão argumentar que a ideia desse processo é mais ou menos como os antigos cascos de refrigerante, mas eu protesto.
Primeiro porquê, é completamente diferente receber dinheiro pelo descarte apropriado de algo, ao invés de receber desconto ou pagar um pouco menos por um produto. Em termos de impacto de marketing é uma grande experiência.
Segundo, porquê o resultado é fabuloso: esteja você preocupado com o ambiente ou em reunir o máximo de dinheiro para economizar nas compras, das duas formas está fazendo algo indiscutivelmente muito legal para o meio ambiente.
Foto: PSKF.
A minha pergunta, claro, após deixar um dos países mais simpáticos, conscientes e civilizados onde já estive, é se algum dia veremos iniciativas que funcionam tão bem no Brasil ou Portugal…