O Teto é uma organização internacional que trabalha pela superação da extrema pobreza por meio do trabalho conjunto de jovens voluntários e moradores de comunidades precárias.
Nesse mês, a instituição inicia uma campanha que busca refletir que, ao mesmo tempo em que milhares de notícias sobre o mundo das celebridades são divulgadas nos meios de comunicação de todo o Brasil, a realidade diária das famílias que vivem em extrema pobreza fica esquecida, e, dificilmente, ganha destaque nos noticiários.
Feita em conjunto com a agência Leo Burnett, a campanha contou com a participação do fotógrafo Gustavo Lacerda que registrou moradores que vivem em condições de pobreza na comunidade Malvinas, em Guarulhos (SP), segurando cartazes contendo manchetes de notícias a respeito do cotidiano de famosos que costumam ser publicadas pela imprensa.
Além de chamar a atenção para a pobreza no País, a campanha busca voluntários para a ‘Coleta 2015’. Nos dias 22, 23 e 24 de maio, mais de cinco mil jovens voluntários estarão nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, denunciando a realidade em que vivem 16 milhões de brasileiros e arrecadando recursos para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela ONG.
As inscrições são feitas pelo site.
“A pobreza e a desigualdade social são problemas evidentes da nossa sociedade. Ainda assim, poucas vezes são pauta de notícias. Quando a pobreza sim vira pauta, a forma como é comunicada afasta as pessoas da realidade emergencial que se repete cada dia na vida desses brasileiros. Convidamos, então, milhares de jovens a participar da ‘Coleta’ e conhecer famílias com nomes e rostos com histórias de batalha e superação. Queremos fazer com que a pobreza se torne pauta da nossa própria realidade e que toda a sociedade se sinta parte da solução.”, afirma Carolina Mattar, Diretora de Recursos do Teto no Brasil.