Nos dias 28 e 29 de março, o Teto promove uma ação de marketing sustentável em três comunidades precárias localizadas na Zona Leste e Sul de São Paulo e na região de Guarulhos.
A ação social acontece por meio do trabalho conjunto entre jovens voluntários e 35 famílias, que desejam mudar as condições em que vivem. Além de construírem seus novos lares, essas famílias ganharão novas perspectivas para desenvolver suas capacidades e a comunidade em que vivem.
Foto: Divulgação.
Uma das comunidades com que o Teto irá trabalhar é conhecida como Spama. A comunidade conta com mais de 600 moradores e se situa na Região Sul de São Paulo, ao lado de condomínios de alto padrão. Segundo o diagnóstico socioeconômico produzido pela organização, 85% desses moradores moram em barracos de madeira; 52% trabalham sem carteira assinada e 21% demoram entre 1h30 e 2h para chegar até o local de trabalho.
“No Brasil, mais de 28 milhões vivem em situação de pobreza. O Teto considera o direito à moradia um direito central e fundamental para a garantia dos demais direitos básicos. O simples aumento de renda não garante que uma família deixe de viver em situação de pobreza. É preciso também ter acesso a condições dignas de alimentação, saúde, educação, água potável, saneamento e energia elétrica regulares, asfalto, segurança, representação e liberdade.”, afirma Julio Lima, diretor-social da organização.
Para manter sua sustentabilidade financeira e garantir a continuidade dos trabalhos desenvolvidos nas comunidades, o Teto conta com a parceria de colaboradores. Na ação de marketing sustentável desse mês, as empresas Aecom, Assist Card e Casas Bahia, além de apoiarem financeiramente, levarão alguns funcionários para construir ao lado das famílias.