Experiência de Marca

TIM renova patrocínio com times cariocas

A operadora de telefonia móvel segue apostando em uma das maiores paixões do Rio de Janeiro para reforçar sua estratégia de aproximação do consumidor carioca.

A TIM segue apostando em uma das maiores paixões do Rio de Janeiro para reforçar sua estratégia de aproximação do consumidor carioca.

A operadora acaba de renovar o patrocínio aos quatro principais clubes de futebol do Estado: Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense.

O contrato é válido até março de 2019 e prevê, dentre outras contrapartidas, a presença de marca nos uniformes dos jogadores e outros materiais, além de ações de experiência dos torcedores com seus times do coração.

Outra novidade é que a parceria com Flamengo, Botafogo e Fluminense não ficará apenas nos gramados. A TIM estará presente também nas quadras, apoiando as equipes de basquete masculino rubro-negra e alvinegra, que disputam a NBB, além do vôlei feminino do tricolor das Laranjeiras, integrante da Superliga.

Ao longo de 2017, a TIM realizou ações variadas com os times do Rio de Janeiro e também buscou entender o comportamento dos clientes e o consumo de conteúdo on-line relacionado ao esporte.

Uma pesquisa feita com cerca de mil usuários da operadora mostrou, por exemplo, que 33% dos entrevistados que utilizam a internet no celular costumam acompanhar notícias sobre futebol. Destes, mais da metade (55%) afirmaram fazer esse acesso pelo menos uma vez por dia.

Os aplicativos de futebol são utilizados por 16% dos entrevistados.

O estudo mostrou ainda que o smartphone substitui o "radinho de pilha" nos estádios e agora é companheiro inseparável dos torcedores. Apenas 15% dos entrevistados alegaram não fazer uso do celular enquanto acompanham o jogo do seu time preferido.

Mais de 70% dos clientes afirmou usar o aparelho nas arenas para tirar fotos. 52% mandam mensagens para família e amigos e 44% navegam nas redes sociais.

WhatsApp e Facebook são os aplicativos favoritos. Dos 61% que usam o WhatsApp, 70% contaram que enviam mensagens para brincar com torcedores adversários ou interagir com amigos e familiares.