Experiência de Marca

TOP 10 de Promosports em 2014

Não há como negar que o grande evento esportivo de 2014 foi a Copa do Mundo. Cercado por muitas expectativas por marcas e agências especializadas, acabou deixando uma certa frustração em função das imposições da Fifa.

Não há como negar que o grande evento esportivo de 2014 foi a Copa do Mundo. Cercado por muitas expectativas por marcas e agências especializadas, acabou deixando uma certa frustração em função das imposições da Fifa.

Os posts apresentados como os melhores de 2014 em Promosports foram escolhidos a partir da sua repercussão nas redes sociais; da relevância para os leitores e mediante análise da redação do Promoview. Vale a pena conferir!

TOP 5  PROMOSPORTS

Gabriel Medina: marcas apostaram e colheram frutos

Patrocínio de marcas a atletas sempre foi notícia no Promoview. Com Gabriel Medina não foi diferente, e, ao longo de sua carreira, a cada novo patrocinador conquistado, o atleta ganhava espaço nas páginas do site.

Em 2011, Gabriel Medina já era notícia no Promoview, quando poucos ainda falavam sobre ele, exceto os sites especializados em surf. Conforme ele foi avançando nas competições em que participava, o número de marcas patrocinadoras foi aumentando, e, o resultado, é que o atleta de apenas 20 anos de idade, natural da cidade de São Sebastião (SP), é o mais novo campeão mundial de surf. Ele foi o primeiro brasileiro a conquistar esse título.

Foto: Adriano Vizzoni.

Gabriel Medina foi o primeiro brasileiro a conquistar o campeonato mundial.

O divisor de águas

Quando o Brasil foi anunciado em 2007 como sede da Copa do Mundo vários brasileiros ficaram contentes. O conhecido País do futebol iria jogar em casa. Não só os torcedores, mas o mercado também ficou animado. Pesquisas e mais pesquisas diziam que o comércio de grande e pequeno porte teria uma larga ampliação.

E foi nesse momento que as agências de live marketing viram a grande oportunidade de crescerem e apostarem no marketing esportivo, e foi o que aconteceu. Várias ações em clima de Copa e outras tantas que atuaram diretamente com as marcas patrocinadoras Fifa estiveram em ação, o que também deu muita dor de cabeça a muitos profissionais, já que a Federação Francesa obrigava que tudo fosse mantido em sigilo até a abertura do megaevento.

Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press.
Abertura Copa do Mundo 2014.
Abertura Copa do Mundo 2014.

Gatorade inovou em ação de marketing promocional

A produtora de isotônicos transformou a placa de publicidade do estádio da Vila Belmiro numa grande geladeira para guardar seus produtos. A “Placa-Cooler” esteve em funcionamento durante o jogo entre Santos e Criciúma, pela Copa São Paulo de Juniores. Ela foi posicionada atrás do gol, e continha produtos da marca, que estavam disponíveis para os jogadores.

A iniciativa fez parte de mais uma das diversas ações de marketing promocional que a Gatorade realizou para comunicar o patrocínio ao futebol. Com mais de 20 clubes patrocinados, além de alguns campeonatos, como a Copinha, a marca tem se destacado nos últimos tempos por não se restringir ao patrocínio.

Foto: Divulgação Gatorade.

Anônimos viraram narradores em ação promo do SporTV

A 213 Sports Marketing e Zerotrês Marketing Promocional desenvolveram no mês de maio uma ação de live marketing bem inusitada e inovadora para ativar o canal SporTV como o canal oficial da Copa Libertadores.

Foi preparada uma experiência única para diversas pessoas que circulavam pelo Shopping Downtown, no Rio de Janeiro, e no Bhar Savassi, em Belo Horizonte. Elas tiverem a oportunidade de se sentirem narradores e comentaristas do canal SporTV por alguns minutos.

Foto: Divulgação/SporTV.

Os fãs de futebol puderam sentir a emoção de narrar um gol do seu time do coração.

Grandes marcas estiveram em ação no Rio Open de Tênis

Rio Open aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 15 e 23/02, e foi o único torneio da América do Sul a reunir simultaneamente uma etapa do ATP World Tour 500 e do WTA International.

O evento foi disputado no Jockey Club Brasileiro com oito quadras, incluindo um estádio central com capacidade para sete mil pessoas. A premiação foi de US$ 1,25 milhão na ATP e US$ 235 mil na WTA.

O cenário foi perfeito para ativação de marca, e, mais uma vez, muitas delas estiveram presentes realizando ações de live marketing.

Foto: Divulgação/Peugeot.
Além de apresentar os seus novos carros
A Pegeout foi uma das marcas presentes no evento e forneceu 25 veículos o torneio.

Infográfico tangibiliza ação das marcas na Copa

A Fifa manda em tudo quando se trata de Copa do Mundo? Muitos acreditam que sim e até criticam a postura da entidade máxima do futebol mundial. Mas, enganam-se os que pensam que ela é a “dona do jogo”. No quesito marcas, dentro e fora do campo, ela acaba perdendo a disputa.

No Mundial de 2014, as marcas de produtos esportivos estiveram duelando o quanto puderam. Enquanto tivemos a Adidas como patrocinadora oficial da Copa do Mundo, e, consequentemente, com todas as “bençãos” da Fifa, além de dona da bola do jogo (Brazuca), ela também patrocinou o uniforme de algumas Seleções e suas chuteiras estiveram nos pés de muitos craques.

brazuca2_adidas

Puma realizou evento inédito no zoológico de SP

Nos dias 26 e 27/04, os atletas das assessorias de corrida patrocinadas pela Puma, puderam vivenciar uma experiência única.

A empresa promoveu um ‘treinão’ no Zoológico de São Paulo com os alunos dos grupos Find Yourself, Ludias, Nova Equipe e Nelson Evêncio Assessoria Esportiva.

Os participantes correram em um circuito de 2,5km dentro do parque e no trajeto puderam prestigiar diversos animais como araras, macacos, elefantes, girafas, e, até mesmo, o leão, rei da selva, apareceu para acompanhar a corrida.

Foto: Divulgação/Puma.

Atletas se preparam para a corrida na pista inusitada.

Escândalos fazem Fifa perder patrocinadores

Envolvida em casos de corrupção sobre a escolha do Qatar como sede da Copa do Mundo em 2022, a Fifa perderá em breve dois fortes parceiros comerciais. De acordo com o The Guardian, Emirates e Sony deixarão de integrar o portfólio de patrocinadores da entidade a partir de 2015.

Ainda segundo a publicação, ao que indica, a Fifa não terá problemas em suprir a saída de ambas empresas, já que Qatar Airways e Samsung surgem como potenciais patrocinadoras a ocuparem os lugares deixados por elas.

O motivo alegado por Emirates e Sony são os constantes envolvimentos em polêmicas e casos de corrupção da entidade presidida por Joseph Blatter, que, além de tudo, se nega a abrir investigações para que as dúvidas sejam solucionadas.

Foto: Reprodução/Google.
Joseph Blatter.
Joseph Blatter.

Banco do Brasil suspende patrocínio à CBV

Banco do Brasil anunciou no dia 11/12, que suspendeu o pagamento de verbas relacionadas ao patrocínio da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).

Parceiro do vôlei verde-amarelo há 23 anos, o Banco tomou a atitude após o relatório final da Controladoria-Geral da União (CGU) apontar irregularidades na gestão do dinheiro público na CBV.

Foto: Alexandre Arruda/CBV.
Denúncias dizem respeito à gestão de Ary Graça na CBV.
Denúncias dizem respeito à gestão de Ary Graça na CBV.

Título de Rubinho deu projeção mundial à Stock Car

O título conquistado por Rubens Barrichello (Medley/Full Time) na manhã do dia 30/11, amplia ainda mais o poder da Stock Car como maior categoria de automobilismo da América Latina.

No último ano, a categoria buscou um novo posicionamento visando atrair patrocinadores e rentabilidade para as equipes e pilotos participantes. Mudanças no aspecto visual, transmissões ao vivo em TV aberta e ações agressivas de marketing ampliaram a credibilidade junto ao mercado publicitário. Titulo de Rubinho impulsionou esta trajetória positiva.

Foto: Carsten Horst/Divulgação.

rubens-barichello-campeao-6_carsten-horst--divulgacao