Como as marcas automotivas podem se conectar com os jovens que compram cada vez menos carros? Parece que a Toyota criou uma alternativa para esse desafio e lançou uma loja-conceito bem diferente.
Instalada em Nagoya, Japão, o estabelecimento é metade café e, o restante, uma locadora de carros onde os clientes podem alugar e compartilhar veículos.
Localizada perto da sede da empresa, a cidade está perto de uma área universitária onde a maioria dos habitantes não pretendem ter seu próprio automóvel. Para atrair os jovens, o espaço aposta em ar descontraído. Na lanchonete são servidos sanduíches de pastrami e lattes. Além do aluguel de carros também é possível solicitar equipamentos de acampamento como refrigeradores e até binóculos.
Chamado de “Drive to Go by Toyota”, o projeto teve a autoria da Inamoto & Co, empresa de inovação cofundada por, Rei Inamoto, ex-diretor criativo da AKQA. A startup se une à companhia em um esforço para envolver novos consumidores e reposicionar a marca nos hábitos de transporte e condução que mudam mundialmente.
"Sempre haverá aqueles que desejam possuir veículos confortáveis, mas o compartilhamento de diferentes formas torna-se cada vez mais comum, seja dirigindo para outras pessoas ou sendo passageiro. Dessa forma, possuir um carro não é necessariamente o único ângulo a ser explorado nos dias de hoje", disse Inamoto para o AdAge.