Com foco na busca pela excelência e mais competitividade para empresas ligadas a indústria de hotéis e de turismo, a 60ª edição do Congresso Nacional de Hotelaria – Conotel 2018, que começa hoje (16/05) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e que terá em paralelo a realização da Equipotel Regional, contará com a presença já confirmada do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, do Ministro do Trabalho, Helton Yomura, além de vinte e três presidentes das Abihs Estaduais e dos principais líderes do trade de hotelaria e turismo brasileiros.
Com o tema “Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro”, o evento pretende provocar a interação entre os principais agentes do setor para debater novos caminhos, unindo criatividade e experiência, na busca pelo fortalecimento do setor.
“Nosso olhar está no futuro. O turismo brasileiro tem um grande espaço para ocupar na economia nacional.”, afirmou Manoel Cardoso Linhares, presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Abih Nacional, a mais antiga entidade do setor de turismo do País, com 81 anos de atuação, e organizadora do evento juntamente com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará – Abih CE.
Segundo o presidente da Abih Nacional, são esperados mais de 4.000 participantes nos três dias da edição desse ano.
Na quarta-feira, dia 16, às 14h, será aberta a Equipotel Regional, e, às 15h, tem início a solenidade de abertura do Conotel 2018 com a presença do governador do Ceará, do prefeito de Fortaleza e dos secretários de turismo Estadual e Municipal e demais líderes da indústria do turismo brasileiro.
No dia 17 de maio, o evento tem início às 14 horas, com as boas-vindas do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e segue com uma mesa-redonda sobre o tema “Como tornar a indústria de hotéis do país influente no cenário de decisões” que contará com a presença dos presidentes Manoel Linhares, da Abih Nacional; Alexandre Sampaio, da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; Alexandre Gehlen, do Fórum dos Operadores Hoteleiro do Brasil; e Alberto Cestrone, da Associação Brasileira de Resorts..
A programação tem sequência com o painel “O papel dos Conventions Bureaus na captação de eventos e utilização efetiva da cadeia hoteleira” com Toni Sando, presidente do Unidestinos, e Jeanine Pires, ex presidente da Embratur.
Ainda no dia 17, Gil Giardelli, colunista da Band News e da revista Você S/A, apresenta o painel “A inovação que gera mudanças”. Após o intervalo, Humberto Leite, do Banco do Nordeste, fala sobre “As linhas de financiamento para a hotelaria brasileira”.
Após essa apresentação, é a vez do painel “Experiências gastronômicas que ampliam receitas hoteleiras” que tem a curadoria do Senac Nacional e terá as presenças de João Lima, do chef Ivan Prado e do chef Mauricio Body. Em seguida, Ana Clévia Guerreiro fala sobre “Jornada do turista conectado” e Carlos Bernardo, da Rede Accor e Alexandre Garrido, coordenador do Grupo CBO54, da ABNT, falam sobre “Sustentabilidade na hotelaria”.
Para encerrar os trabalhos do dia 17, Eduardo Peres, apresenta a palestra motivacional, como treinamento focado na excelência e no resultado: “A mágica dos resultados para a vida e o trabalho”.
Na sexta-feira, dia 18 de maio, a programação tem início com o painel “Fundos para o financiamento do setor hoteleiro” com a presença de Alain Baldacci, presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat); Paulo José Pereira Resende, da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep) e Alexandre Guerra, da Unidade de Acesso a Serviços financeiros do Sebrae.
Em seguida a palestra “Hotelaria Inclusiva: Agora é para valer! Lei da Acessibilidade”, da consultora-jurídica, Lirian Cavalhero, que continua no palco para mediar a mesa-redonda “Reforma trabalhista e seus impactos na hotelaria”, que contará com a presença do ministro do Trabalho, Helton Youmura, e do consultor jurídico da AbihNacional.
A programação segue com Claiton Armelin, diretor-executivo de Produtos Terrestres Nacional da CVC Corp, e André Berberi, vice-presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, que falam sobre “Diversidade dos hóspedes: como atingir mercados específicos”.
A programação do Conotel 2018 segue com a palestra “Desempenho recente e cenário para o turismo no Brasil: A crise ficou para trás?”, com o economista-chefe da Divisão Econômica da CNC, Fábio Bentes.
Em seguida, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo – Frentur, Herculano Passos, fala sobre “Parlamentares e a Hotelaria: Novas Perspectivas”. Logo após, acontecem as palestras “Inteligência competitiva na hotelaria: Qual é o caminho?”, de Ângela Baltazar, do Ministério do Turismo, e a palestra “Segurança em hotéis: a integridade do hóspede nas mãos do hotel – abrangendo instalações, integridade física, saúde e guarda de bens”, com Otávio Novo.
Para finalizar o Conotel 2018, Ciro Gomes, ex prefeito de Fortaleza, ex governador do Ceará e ex ministro da Fazenda e da Integração Nacional, fala sobre a “Atual conjuntura econômica do Brasil”.