A Tramontina, em celebração ao Dia Mundial do Rock e em uma homenagem à história que abrange não apenas o surgimento do gênero, mas todos os artistas e marcos da música, transformou a pá em guitarra.
A pá, antes utilizada para atividades agrícolas, de jardinagem e no campo, foi reimaginada como um instrumento musical – uma autêntica guitarra.
A inspiração para a ação que transformou a pá em guitarra vem das primeiras cigar box guitars feitas por trabalhadores rurais e músicos nômades, usando caixas de charuto, pedaços de madeira e arames, frequentemente associados aos artistas de Blues.
O Blues, considerado precursor do Rock, tem suas raízes nos campos, semelhante às pás da Tramontina. Originado nas plantações de algodão do sul dos Estados Unidos no final do século XIX, este estilo musical permitiu que os trabalhadores expressassem suas emoções e experiências através de canções de trabalho e espirituais, refletindo suas lutas e aspirações.
O objetivo da ação que transformou a pá em guitarra é resgatar a essência dos músicos de Blues que, com criatividade, usavam objetos cotidianos para se expressarem artisticamente. A guitarra-pá não será comercializada como parte do portfólio da marca, mas serve como inspiração para diferentes aplicações.
A guitarra foi criada por Mauricio Zorrer, utilizando ferramentas da Tramontina e elementos selecionados para garantir um instrumento completo com sonoridade ideal. A marca também convidou o músico Guto Konrad para testar a guitarra.
Confira, no site da Tramontina, todas as ferramentas usadas para transformar a pá em guitarra.
Fotos: Divulgação