A cada edição do Triathlon Bahia de Todos os Santos, o alto nível dos competidores vem tornando a disputa cada vez mais equilibrada. Cento e cinquenta triatletas profissionais e amadores realizam três baterias com circuitos de natação, ciclismo e corrida, com largada no segundo Distrito Naval, a partir das 8h30 do dia 02 de agosto. Está em jogo R$ 10 mil em prêmios, além do título baiano da categoria Sprint.
Neste ano, além das seis categorias femininas e masculinas, a competição reunirá também 50 atletas infantis do Ação Tri, projeto social que atende anualmente 70 jovens, com idades a partir de oito anos, desde 2002.
Fotos: Divulgação.
Coordenada pelo triatleta Alberto Lopes, a iniciativa oferece treinamentos de ciclismo, corrida e natação, além de alimentação, cesta básica, assistência médica e odontológica. De acordo com Alberto, o principal objetivo do programa é a socialização. “Nosso intuito é proporcionar um mundo de possibilidades a essas crianças, independente ser querem ser triatletas ou não. Hoje alguns já são enfermeiros, professores, advogados, mas temos também campeões baianos, brasileiros e até pan-americanos.” revela.
As aulas começam cedo, por volta das 4h30 da manhã. O cenário natural do Porto da Barra é o palco para as aulas da criançada de baixa renda e em situações de risco, que moram em localidades como o Calabar e Gamboa de Baixo.
O empresário e idealizador do projeto divide-se entre o trabalho voluntário e, empresarial, além da grande paixão: o Triathlon. Com 52 anos, ele coleciona títulos e participações em importantes campeonatos da modalidade. “Fui bicampeão brasileiro, campeão do Iroman Brasil, representei o país em 12 seleções oficiais entre outros.” orgulha-se Alberto, o atual campeão da categoria 50 ou mais e único triatleta a participar de todas as edições do Triatlhon Bahia de Todos os Santos.
A participação dos atletas mirins acontece logo após o fim da competição oficial. A partir das 9h30, as 50 crianças se jogam nas águas da Prainha da Marinha e realizam o mesmo circuito dos demais competidores. O percurso será proporcional à faixa etária de cada participante, mas a garra será de gente grande.