Uma das principais competições de ciclismo de estrada do País chega à sua nona edição com 18 equipes brasileiras e cinco estrangeiras.
Organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Paranaense de Ciclismo, a nona Volta Ciclística Internacional do Paraná acontece entre os dias 27 e 31 de maio num percurso de 750 KM passando por Londrina, Bela Vista do Paraíso, Arapongas e Ibiporã.
Fotos: Reprodução/Google.
A competição, válida pelo ranking da União Ciclística Internacional (UCI), reunirá as melhores equipes de estrada do Brasil e de cinco países da América Latina, numa disputa de técnica, resistência e velocidade. Dividido em cinco etapas, o evento vai contar com cerca de 150 atletas de 23 grupos.
A primeira etapa da Volta Ciclística Internacional será no dia 27 de maio começando por Bela Vista do Paraíso e seguindo até Primeiro de Maio (128,4 KM). No segundo dia, os ciclistas largam em Londrina e pedalam até Tamarana (153 KM).
No terceiro dia pedalam de Ibiporã a Bela Vista do Paraíso (167 KM). O percurso da penúltima etapa será de Arapongas a Guaraci ( 201 KM) e a última fase será em circuito fechado (100 KM) às margens do Lago Igapó, com largada na barragem do Lago Igapó.
As cinco etapas somam 750 quilômetros com trechos rápidos, sinuosos e subidas, onde a habilidade e o preparo dos atletas serão testados. A estrutura do evento também impressiona. O pelotão é seguido por um comboio que conta com cerca de 50 veículos e 250 pessoas entre atletas e staff.