Será aberto oficialmente amanhã (5/11), em Araxá, a sexta edição do FestNatal. As apresentações iniciam às 18h30, no pátio do Estádio Fausto Alvim, e, para fechar a noite, haverá um grande espetáculo do violonista Toquinho e do músico Diego Figueiredo.
Com realização de iniciativas públicas e privadas, neste ano o festival traz em seu cronograma 19 dias de festas e mais de 40 intervenções artísticas com atrações nacionais, locais e internacionais dividindo os palcos. O encerramento das atividades e shows ocorre no dia 23 de dezembro.
O FestNatal possui entrada livre e gratuita para todo o público. Além de shows, haverá espetáculos teatrais, chegada do Papai Noel, Auto de Natal e intervenções artísticas no comércio.
O evento conta ainda com a participação das instituições beneficentes, compondo a praça de alimentação. Em 2013, o lucro obtido foi de aproximadamente 35 mil reais, colaborando com a manutenção dos projetos sociais. A população da região é atraída à festividade e pelo consumo da cultura local. Nos festivais anteriores a média de visitantes foi de 50 mil pessoas por edição.
As principais apresentações vão ocorrer no pátio do Estádio Municipal Fausto Alvim, outras no calçadão da cidade, no centro comercial, além da avenida Washington Barcelos e no Cine Teatro Brasil.
Durante a festa, alunos das oficinas teatrais formados pela Fundação de Cultura Acia se apresentarão em peças de teatro, trabalho feito em parceria com o Grupo Fratelo de Artes Cênicas, uma combinação que já rendeu mais de cem encenações em diversos eventos da cidade e região.
A estrutura de acesso aos shows contemplará rampas de acessibilidade para deficientes e idosos e cadeiras para os espectadores. A casa temática do Papai Noel, para visitação das crianças, tem um ambiente reservado para recreação infantil. Por sua vez, a área de alimentação tem espaço para descanso e iluminação própria em todos os pontos onde acontecerão as atrações.
O FestNatal Araxá desde sua primeira edição, soma competências e experiências das iniciativas pública (Governo Federal e Governo de Minas Gerais), Terceiro Setor (Acia e Fundação Cultural Acia), e privada (Empresas patrocinadoras e apoiadoras) fazem com que o evento seja bem recebido pela comunidade, e, ano após ano, evolui para superar a grande expectativa gerada em torno de suas atrações, estruturas e organização, oferecendo uma programação gratuita de alto padrão cultural em artes cênicas e musicais para o público de todas as faixas etárias e níveis sociais.