O museu e túmulo do médium espírita Chico Xavier, falecido em 2012, viraram pontos turísticos em Uberaba, que recebe uma média de 2,5 mil visitantes por semana.
Segundo a Prefeitura, o turismo religioso é um dos principais atrativos. Além disso, o segmento deve ganhar força no segundo semestre de 2015, com as finalizações das obras do Memorial Chico Xavier.
O local, projetado pelo arquiteto Paulo Trajano, terá completa infraestrutura para receber os visitantes, como: guarita, estacionamento, conjunto de sanitários e arquibancada, sala reserva, administração, biblioteca, galeria para exposição, café social, varanda foyer, auditório e espaços externos como praças, passarelas e áreas gramadas.
Foto: Reprodução/Google.
A construção do memorial tem participação do Ministério do Turismo, que já investiu mais de R$ 2,9 milhões em duas fases do projeto. “É uma obra importante que tende a aumentar o fluxo de turistas em Uberaba, criando novas oportunidades de negócios para os comerciantes e de empregos para a população local.”, afirmou o secretário de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Neusvaldo Ferreira Lima.
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, diz que a trajetória filantropia do médium deixou um legado importante para a cidade. Para ele, é natural que o município faça investimentos para receber turistas do Brasil e do Exterior, já que Chico Xavier é considerado o mais importante nome do espiritismo no Brasil.
Além do interesse pelo legado deixado pelo médium, Uberaba chega a receber cerca de 100 mil pessoas em festas tradicionais como, por exemplo, a de Nossa Senhora D’Abadia realizada em agosto.