A Uber lançou, em 16 de janeiro, o Uber Cast, um videocast que além de debater as iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa na construção de uma plataforma mais segura para todos, convida especialistas para trazer suas visões nos temas que serão abordados durante a temporada.
De acordo com Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, a iniciativa do Uber Cast chega com o propósito de colaborar para a construção de uma plataforma cada vez mais segura e inclusiva.
Por isso, o Uber Cast, inédito no Brasil, foi separado em cinco episódios e conta com a participação de executivos da empresa e pontos de vista de motoristas parceiros e de usuários da plataforma.
A princípio, os episódios do Uber Cast serão lançados semanalmente, cada um com cerca de 50 minutos de duração, e passam por temas como Segurança, Violência Contra a Mulher, Racismo, LGBTQIAP+fobia, Capacitismo e Acessibilidade. As conversas do Uber Cast são comandadas por Letícia Vidica, jornalista com mais de 18 anos de experiência e passagens pela TV Globo e CNN.
Assim, nos dois primeiros episódios do Uber Cast, o debate aborda o contexto da segurança pública no Brasil e o alcance da tecnologia para mitigar desafios; a importância da diversidade e inclusão para a Uber, o compromisso com a segurança da mulher e o suposto “golpe do gás”.
“Não basta olharmos a tecnologia apenas como facilitadora das nossas vidas. É preciso ir além e encontrar soluções que promovam a segurança e o respeito entre as pessoas que utilizam nossa plataforma todos os dias. São questões atuais da sociedade e que se refletem também em nosso app”, explica Silvia Penna.
Participações especiais
Dessa maneira, para o Uber Cast, foram convidados especialistas sobre os temas abordados em cada episódio, incluindo Samira Bueno, socióloga e diretora-executiva do Fórum Brasileiro De Segurança Pública; Isabela del Monde, advogada e coordenadora da parceria Uber e Me Too Brasil; Benilda Brito, CEO da Múcua Consultoria e consultora da ONU Mulheres e Pacto Global; Pri Bertucci, produtor-executivo da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo e CEO da Diversity BBOX; Maria Clara Araújo, pesquisadora Especialista em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos; Katya Hemelrijk, CEO na consultoria Talento Incluir; e Thiago Pereira, gerente-geral do Instituto Adimax, Programa Social para cães-guia e cães de assistência.