Depois de comprar brigar com taxistas mundo afora, o Uber apresentou uma novidade que promete fazer quem gosta de dirigir ficar de cara amarrada. A empresa mostrou seu veículo que dirige sozinho pela primeira vez na quinta-feira .
O carro, um Ford Fusion híbrido, é uma iniciativa do Centro de Tecnologias Avançadas do Uber. O automóvel passeia pelas ruas de Pittsburgh, Pensilvânia, nos Estados Unidos, durante testes em que são colocadas à prova as capacidades de condução sem a necessidade de um motorista. Por força da legislação norte-americana, um humano se senta ao volante, mas ele só assume o controle em uma eventualidade – para evitar acidentes ou por falha nos sistemas eletrônicos.
O carro também coleta dados de mapeamento enquanto trafega. O Uber diz que “testes no mundo real são críticos nos nossos esforços de desenvolver uma tecnologia de condução autônoma”.
Assim como o Google, o Uber argumenta que veículos com essa capacidade podem salvar ser mais seguros do que delegar a função de dirigir a seres humanos. “1,3 milhão de pessoas morrem todos os anos em acidentes de carros – 94% delas por acidentes que envolvem erros humanos”, afirma a empresa.
Segundo o Uber, o teste está em seus dias iniciais e conta com a autorização das autoridades locais. William Peduto, prefeito de Pittsburgh, diz estar entusiasmado pela cidade ter sido escolhida para o projeto.