Uberaba pode ser enredo da escola de samba Grande Rio no Carnaval de 2015. A possibilidade foi divulgada no dia 23/06, durante coletiva de imprensa no Centro Administrativo.
O prefeito, Paulo Piau, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, anunciaram que a cidade tem 15 dias para viabilizar o recurso necessário, que está estimado em R$ 10 milhões.
A intenção é que o nome da cidade seja divulgado internacionalmente e que o turismo seja impulsionado. Representantes da escola de samba estiveram em Uberaba por duas vezes para avaliação.
Foto: Divulgação.
“Temos uma relação das principais empresas de lucro real que recolhem o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e é nela que vamos focar. Também contamos muito com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), para que possamos levantar recursos com as empresas ligadas ao agronegócio”, explicou o secretário.
A Prefeitura também pode contribuir com parte do montante. O prefeito não informou quanto está disposto a investir, mas admitiu que a decisão deve interferir na realização do Carnaval da cidade.
“Se formos fazer um Carnaval aqui em Uberaba, vamos gastar mais de R$ 1 milhão. É uma decisão coletiva. Vamos chamar os representantes das escolas de samba de Uberaba e iremos perguntar se eles querem fazer o desfile aqui ou se querem participar no Rio, já que mais de 200 pessoas de Uberaba poderão ir para o Rio de Janeiro”, completou Paulo Piau.
Em 2003, com o apoio da ABCZ, o zebu, que ganhou fama em Uberaba, foi divulgado na passarela do samba pela escola União de Jacarepaguá que, na época, era do grupo de acesso do Carnaval carioca.
Desta vez, o interesse pela cidade vem da Grande Rio, que é da elite do Carnaval carioca. Representantes da escola de samba visitaram Uberaba, e a proposta aprovada destaca três pontos do município. “O sítio paleontológico, o zebu e Chico Xavier. São temas que a Grande Rio está apaixonada para mostrar na avenida”, comentou o prefeito.