Promovido pelo Grupo Paranaense de Comunicação, a 5ª edição do Prêmio GRPCOM de Criação tem como objetivo valorizar e reconhecer o talento dos profissionais da propaganda paranaense.
O prêmio seleciona os melhores materiais publicitários veiculados nos meios de comunicação do grupo.
As agências podem inscrever materiais que tenham sido veiculados no período de 15/09/2012 até 16/08 deste ano, em um dos veículos do GRPCOM (Gazeta do Povo, Jornal de Londrina, Gazeta Maringá, Tribuna, Paraná Online, 98FM, Mundo Livre FM, Cultura FM de Maringá, ÓTV, RPC TV, GE Paraná e G1 Paraná)
É necessário que os materiais estejam de acordo com as regulamentações do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária).
O Prêmio conta com seis categorias: Televisão Curitiba, Televisão Regional, Rádio, Jornal, Digital – divididas em Institucional, Varejo e Produtos e Serviços – e Responsabilidade Social. As novidades deste ano são a possibilidade de inscrever as campanhas em formato de vídeo case nas categorias Televisão e Digital.
O julgamento das peças ocorre em outubro e a festa de premiação será novembro.
Com o mote “a propaganda paranaense tem história para contar e muito ainda para escrever”, ação tem como personagens três ícones da propaganda do Estado: o poeta Paulo Leminski, que atuou como redator nas principais agências da época, seu parceiro de criação Luiz Antônio Solda e o produtor Carlos Deiró.
Os spots de rádio são inspirados em famosos jingles da propaganda paranaense. Um deles contou com a participação do cantor e compositor João Lopes, que gravou uma paródia da sua composição “Bicho do Paraná”. A música foi tema de comercial de televisão na década de 1980 e se tornou uma espécie de hino extraoficial do Estado.
As inscrições para a 5ª edição do Prêmio GRPCOM de Criação encerram dia 16/08 e podem ser feitas pelo site.