Há 12 anos o Ultra Trail du Mont Blanc mexe com o imaginário dos corredores de montanha pelo mundo. Com largada na cidade de Chamonix, nos Alpes Franceses, a prova reúne cerca de dois mil atletas selecionados pelo mundo todo.
A prova principal tem um percurso de 170km com dez mil metros de desnível positivo, que podem ser percorridos em até 46 horas.
Fotos: Reprodução/Google.
A edição 2015 acontece entre 24 e 30 de agosto e as inscrições já estão esgotadas. Mas, para quem se atreve, é hora de começar a pensar na prova de 2016.
No Brasil, três provas são classificatórias para o Mont Blanc, duas da série AP Trail Run de corridas de montanha. A primeira será dia 16 de maio no Vale das Videiras, em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro.
A prova é certificada pelo ITRA, Associação Internacional do Trail Running, e vale um ponto na classificação do Ultra Trail du Mont Blanc.
Serão três modalidades, 12km, 27km e 55km, todas com inscrições abertas pelo site. A prova mais longa tem desnível positivo de 2.900 metros, com a Pedra do Cuca como ponto mais alto, a 1.600 do nível do mar.
A segunda oportunidade de somar pontos será dia 4 de julho na AP Trail Run no Parque do Itacolomi, em Ouro Preto, Minas Gerais. Ali, as distâncias serão de 12km, 25km e 55km, igualmente certificadas e valendo um ponto para o UTMB.
A prova de 55km tem desnível positivo de 2.100 com o ponto mais alto a 1.500 metros de altitude.
Os pontos de abastecimento contam com alimentação natural: frutas, paçoca, pão, mariola, isotônico, goiabada cascão, refrigerante e água, e a chegada promete sopa e cerveja para os ultramaratonistas.