Experiência de Marca

Uma aula de marketing em pleno Carnaval

Sinônimo de carnaval, o Camarote Brahma na Marquês de Sapucaí foi a sacada do José Victor Oliva para diferenciar a marca em uma época em que não se pensava em encantamento, mídia espontânea e todas estas coisas que hoje são vitais. Veja porquê.

Uma aula de marketing em pleno Carnaval

Década de 90. Naquela época poucas empresas viam no Carnaval do Rio de Janeiro uma oportunidade para alavancar marcas, fortificar relacionamentos. Foi exatamente aí que ele entrou em cena.

Em uma visita à antiga fábrica da Brahma, cuja área era usada desde 1984 para reunir um pequeno grupo de diretores da empresa à beira da Marquês de Sapucaí, Victor Oliva propôs que as janelas da cervejaria se transformassem num espaço diferenciado.

A ideia de fazer o Camarote que viria a ser o mais famoso e disputado do Carnaval surgiu alinhada com uma das mais memoráveis campanhas da comunicação brasileira, a cerveja numero 1. Nascia o Camarote Número 1. O espaço virou um evento proprietário dentro de uma festa conhecida mundialmente.

Daí prá frente você conhece bem a história.

Fachada Camarote Brahma em seu último ano dentro da fábrica da Sapucaí.

O sucesso é revigorado ano a ano ao receber celebridades como Jennifer Lopez, Robert De Niro, Madonna, Gisele Bündchen e JLo, além de celebridades brasileiras, todas, impecavelmente bem tratadas por outra grande personalidade do mundo promo: Alicinha Cavalcante, o que gerou, por muito tempo, mídia genuinamente espontânea em função dos acontecimentos ali.

Depois, virou oportunidade comercial para as revistas e publicações, e motivo para ações de outras centenas de marcas. “Bora seguir o Oliva” teriam dito. E, quando todos pensavam que a “mesmice” imperaria – carnaval, camarote, celebridades, samba, cerveja – lá veio outra saída genial.

Completamente repaginado, em 2012, o Camarote alcançou um novo patamar de repercussão. Sua homenagem à Sapucaí virou o tema da campanha de comunicação da Brahma, invertendo o caminho de 90, e caiu na boca do povo.

Desta vez, por conta de uma ação promocional, os “mortais” consumidores ganharam a oportunidade de passar o Carnaval em um lugar verdadeiramente encantador, pelo serviço, cenografia e atmosfera criada, com shows do naipe de Zeca Pagodinho, entre outros.

‘Sapucar’ virou expressão recorrente nas redes sociais e alçancou três Trending Topics mundiais no Twitter em fevereiro último.

Era o que faltava para coroar a trajetória do cara ganhou as chaves do espaço mais desejado do Carnaval brasileiro. Diga-se de passagem, merecido!

José Victor Oliva exibe em 2011 as suas “chaves” (Foto: Marcello Bravo)