Experiência de Marca

Umbigo do Mundo com "gentilezas" no Unomarketing

Especialista em gifting, a Umbigo do Mundo desenvolveu e implementou uma ação comprovando que este conceito vai muito além de distribuir um brinde, mas sim, abrange a complexa relação "dar-receber-retribuir", além de envolver sensações, benefícios, emoções... incluindo gentilezas.

Especialista em gifting, a Umbigo do Mundo desenvolveu e implementou uma ação comprovando que este conceito vai muito além de distribuir um brinde, mas sim, abrange a complexa relação “dar-receber-retribuir”, além de envolver sensações, benefícios, emoções… incluindo gentilezas.

Todas as pessoas que compareceram à Feira e Seminário de Marketing Sustentável Unomarketing – Comunicação Consciente, que aconteceu na Fecomério, em São Paulo (SP), de 02 a 04/06, foram tocadas pela gentileza e convidadas a uma reciclagem de conceitos para construir um mundo melhor para viver.

A Sator, organizadora do Unomarketing, teve a ideia de promover uma abordagem com o público a partir do ato de pequenas gentilezas. “Não sabíamos exatamente o que fazer, quando tivemos o contato com a Umbigo do Mundo. Eles vieram com uma ideia simples e muito eficaz, baseada no fato de que as grandes transformações surgem a partir de pequenos atos”, conta Paula Faria, diretora da Sator Eventos.

A Umbigo do Mundo, levou então esse objetivo de utilizar artistas que se travestiram de vendedores de diversos produtos e serviços durante a feira. Na abordagem aos “clientes”, eles falaram sobre o ato de gerar gentilezas. A ação foi muito positiva, gerou um clima de muita alegria, camaradagem e solidariedade entre as pessoas. Isso contribuiu para dar uma liga positiva a todo o evento.

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A Ação

Da recepção à saída – Aroma de bambu (fazendo um lembrete à sustentabilidade), e trilha sonora composta especialmente para a ocasião, eram os primeiros presentes que o público recebia no lounge do evento, uma espécie de boas vindas para envolver as pessoas em um clima de alegria e gentileza.

vassoureiro

Três atores caracterizados como vendedor de bugigangas, lambe-lambe e vassoureiro se aproximavam dos presentes e os atraíam com sua conversa de “vendedor”.

Durante a abordagem que durava em média 1 ou 2 minutos eles passavam uma mensagem de gentileza e quem retribuía recebia um adesivo do “Ciclo Gentileza” que daria direito a trocar por um presente: um “oráculo” com 30 frases sobre gentileza e um bloquinho para escrever as próprias gentilezas e oferecer a outras pessoas. Para fazer as anotações, bastava passar no estande da Faber Castell e retirar um lápis.

Os participantes dos seminários, fóruns e palestras que se dispunham a participar de uma pesquisa baseada no tema sustentabilidade também recebiam o oráculo, ao final dessa participação, como forma de retribuição à gentileza. Foi o conceito “gentileza gera gentileza” colocado em prática.

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Para Marina Pechlivanis, da Umbigo do Mundo, “esta ação definiu um planejamento integrado de gifting. Teve estratégia, teve objetivos, teve veículos de comunicação, criou um clima, gerou envolvimento, efetivou um contato, proporcionou uma experiência de marca e fez a narrativa corporativa efetivamente circular, entrando no universo particular daqueles a quem a ação se destinou.”