A agência Umbigo do Mundo atua no mercado de live marketing desde 1999, garantindo aos seus clientes os melhores resultados em vendas, posicionamento, melhora de clima corporativo e reconhecimento do mercado.
Em 2014, o premiado diretor de criação Toni Rodrigues se associou à Marina Pechlivanis e Elpís Ziouva, e a agência agora conta com um modelo totalmente inovador com três núcleos de negócios: UDM Comunicação Integrada, UDM Inside Marketing e a Metodologia de Planejamento de Dádivas de Marca.
“Este ano comemoramos 15 anos, com novos núcleos de negócios e planos de dobrar o faturamento no próximo ano.”, diz a sócia-fundadora Marina Pechlivanis.
Com a expertise de quem já passou por algumas das mais criativas agências do mercado publicitário brasileiro, como DPZ, Talent, Leo Burnett e Ogilvy, Toni Rodrigues explica que a vontade de trabalhar com uma maneira contemporânea de planejar e implementar a comunicação de uma marca foi uma das razões pelas quais decidiu se associar à Umbigo do Mundo.
“A agência tem no seu DNA a semente da mudança. Onde os outros veem crise, a agência vê oportunidade. Tenho certeza que muitos clientes entendem que podem crescer em um mundo como o que vivemos, entendem que o que pode fazer diferença é justamente não ter medo de mudar, de tentar novas formas de pensar sua estratégia, suas ações. Esses são os clientes que queremos.”, afirma o criativo.
A essência da reestruturação da equipe é formar um time mais sênior, consistente e multitarefa, para oferecer soluções mais eficientes nas diversas áreas da comunicação. Com essa máxima, a Umbigo do Mundo pretende dobrar de tamanho em 2015, tanto em equipe quanto em faturamento.
A proposta da agência, nesta fase, é trabalhar em três núcleos de negócios. O primeiro, UDM Comunicação Integrada, trata de campanhas na mídia, ações promocionais, promoções, ações de relacionamento e gifting – conceito estruturado por Marina Pechlivanis sobre “rituais de troca gerando vínculos de valor” entre pessoas e marcas.
Na sequência, o UDM Inside Marketing é focado na comunicação interna das empresas e visa vender as marcas com mais engajamento e inteligência para o seu principal público: os funcionários e colaboradores.
Para completar, o planejamento de comunicação com Dádivas da Marca: uma metodologia proprietária e inédita de diagnóstico e planejamento para mensurar a consistência, organizar a visão integral e estruturar a multiplicação equilibrada da comunicação de uma marca.
“Entender as Dádivas de uma Marca faz toda a diferença no posicionamento, na geração de valores, na estratégia vencedora, na construção de um legado. Tudo de forma econômica, inteligente e eficiente. Aplicamos em nós mesmos e eis a resposta: planejamento de comunicação é a dádiva desta nova fase da Umbigo do Mundo”, ressalta Marina.
No ano que completa uma década e meia de atuação, a agência comemora também uma nova fase cheia de novidades. Com mais de 150 clientes já atendidos, entre eles Banco do Brasil, Abiplast/Braskem, Rede Graal, P&G, Tetra Pak, Coca-Cola, Giraffas, Credicard, BRFoods, Shopping Conjunto Nacional, Johnson & Johnson e Transamérica Comandatuba, a empresa planeja expandir ainda mais suas operações.
Além disso, diversos prêmios também foram conquistados em 2014, incluindo o Ouro no MAA The Globes Awards 2013. Nesta ano, a agência deu um novo passo para continuar oferecendo aos seus clientes uma comunicação mais inteligente, mais conectada e mais consistente.
Confira agora quais foram os melhores cases da Umbigo do Mundo em 2014:
Palestras, Aulas e Cursos
O ano foi muito produtivo, e internacional, na geração e compartilhamento de conteúdo da Umbigo do Mundo.
Em abril, a agência esteve presente na Palestra Gifting, em Milão, para os alunos do Istituto Europeo di Design (IED). Já em maio, a empresa participou do Food Service Week da ESPM, apresentando seus cases premiados em nutrição e publicidade infantil.
No mês de junho, a Umbigo do Mundo marcou presença na palestra e projeto, em Modena, para a Tetra Pak, com Ted London, Deepa Prahalad e Gisele Gurgel. E em julho, na quinta edição do Curso de Férias Gifting na ESPM .
Em agosto, a agência participou da entrevista especial de Gifting no “Todo Seu de Ronnie Von”, e também da palestra Inteligência Promocional em Campinas, no Brazil Promotion Road Show.
No mês de outubro a empresa deu início às aulas na Verakis, fundação franco-brasileira com foco em alimentação, nutrição e publicidade.
Fotos: Divulgação.
40 Anos de Graal, 40 prêmios Show de Bola
A rede Graal, que faz parte do dia-a-dia de milhares de consumidores como um local de conveniência e suporte nas estradas, precisava compartilhar a sua história com o consumidor. Primeiro, contando a sua idade e depois, mostrando a sua origem, Portugal.
Para isso, a agência criou uma ação promocional com a mecânica participe e concorra. A cada R$ 30,00 em compras, ou 30 litros de gasolina/etanol, ou 100 litros de diesel, ou 10m3 de GNV, o consumidor recebia um cupom para concorrer a prêmios como um Jeep Compass, viagem para Portugal com um acompanhante, TV 42”, smartphone, tablet, Nintendo Wi U e 35 vales-compra.
Todo o planejamento, a criação e a implementação da ação promocional “40 Anos de Graal, 40 prêmios Show de Bola” foram da Umbigo do Mundo.
Foram cerca de cinco meses de imersão na marca, com análises de mercado, pesquisas, dinâmicas de grupo e entrevistas, inclusive na Itália, para estruturar a nova matriz conceitual que direciona toda a comunicação do IED Brasil.
Para Victor Megido, diretor-geral do IED Brasil, “O estudo de Dádivas de Marca e a sua implementação na nossa comunicação integrada nos permite maior coerência e consistência com a nossa história.”
O empresário ainda completa, “Buscamos proporcionar uma experiência exclusiva, que contemplasse excelência, estética e ética. Queríamos impactar implicitamente e explicitamente nossos públicos, dentro e fora da nossa sede.”
O resultado deste trabalho pôde ser conferido na campanha “Seu network com o mundo do design”, que foi ao ar em anúncios, nas redes sociais e em filme de 30 segundos, todos com o novo tagline “EuIEDdesign”.
Para os anúncios, os próprios alunos — os IEDers — posaram para as fotos, ampliando a veracidade da comunicação. Como cenário, São Paulo: uma homenagem da única faculdade internacional 100% moda e design à cidade que a acolheu há dez anos.
Itaci: Sua Doação é Um Abraço Que Melhora o Mundo
A Umbigo do Mundo implementou para o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) vinculado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que oferece tratamento gratuito e de alta qualidade a crianças e jovens com câncer e doenças hematológicas, a metodologia Dádivas de Marca.
O resultado foi apresentado em outubro desse ano na campanha “Sua doação é um abraço que melhora o mundo”. Como as parcerias são fundamentais para o Itaci, o mote da ação de marketing sustentável foi mobilizar o público por meio do abraço, simbolizando o ato de abraçar a causa do câncer infantil.
Para isso, a ilustração do Nino, que representa todas as crianças em tratamento e ambienta todo o Itaci, ganhou um coração, com o objetivo de tocar as pessoas para que refletissem sobre a causa e fizessem doações de sangue, medula óssea, tempo, carinho.
A campanha foi ao ar em anúncios, jingle e filme de 30 segundos e contou ainda com a parceria de diversas emissoras e canais, incluindo: Bandnews FM, Jovem Pan FM, Alpha FM, Gazeta AM, Rádio Universitária, Antena1 FM, Elemídia, revista Pais&Filhos, editora abril.com, angariando cerca de R$ 1.500.000 em mídia doada.
KidsDay P&G
No dia oficial da inauguração da nova sede multinacional P&G no Brasil, a festa começou com o Kids Day P&G: um evento cuidadosamente planejado para os filhos dos funcionários interagissem, se divertissem e também conhecessem o local de trabalho de seus pais.
Pela quinta edição consecutiva sob a criação e produção da Umbigo do Mundo e com o tema “Uma aventura no espaço”, o evento encantou pais e filhos com cenografia espacial incluindo mesa-foguete de doces; gifts memoráveis como a cápsula do tempo; e atividades de edutainment incluindo oficinas de cometas e asteroides, produção de gosma alien e uma imersão na vida dos astronautas.
Depois de visitar o novo espaço de trabalho dos pais, adultos e crianças montaram, juntos, uma réplica de um foguete da Nasa. Para Elpis Ziouva, Diretora de Projetos da Umbigo do Mundo, “trabalhar com o público infantil é um grande desafio. Com tantas soluções tecnológicas que magnetizam as crianças, entretê-las, ensiná-las e mobilizá-las durante um dia inteiro requer muita habilidade”.
Doando Planejamento Para o Dia de Doar
A terceira edição mundial do #diadedoar aconteceu em 02 de dezembro, promovendo a importância da doação.
Iniciada em 2012 nos Estados Unidos como uma ação de marketing sustentável para aproveitar a sequência do Dia de Ação de Graças, Black Friday e Cyber Monday, a campanha do #diadedoar, internacionalmente chamada de #GivingTuesday, foi realizada em toda a América Latina.
Além disso, Nova Zelândia, Canadá, Israel, Austrália, Singapura, Irlanda e Reino Unido também adeririam ao movimento que contou com celebridades como Jessica Alba, Edward Norton e Hugh Jackman.
No Brasil, milhares de organizações, empresas e indivíduos se juntaram ao #diadedoar incluindo Care, Fundação SOS Mata Atlântica, SOS Aldeias Infantis, Ação Comunitária, Itaci e Teto.
“Estou estudando a Gift Economy há alguns anos e a causa do #diadedoar é um exemplo fascinante. É incrível como as pessoas se mobilizam e se sentem bem ajudando. Nossa proposta é transformar o Dia de Doar em uma data cada vez mais mobilizadora no Brasil, entrando para o calendário oficial do planejamento de comunicação das nossas empresas.”, diz Marina Pechlivanis.
Para João Paulo Vergueiro, diretor-presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR ), uma das organizações que lidera o #diadedoar, a parceria com a Umbigo do Mundo é fundamental para que a campanha em 2015 tenha impacto ainda maior.
Segundo ele, cada um dos 400 parceiros contribui à sua maneira, sendo todos especiais, e ter um parceiro que vai doar sua expertise em comunicação para fazer a própria campanha maior e mais forte é uma grande conquista.