Não há nenhuma declaração de que é de propósito. Porém, é difícil imaginar que seja pura coincidência a decisão da Under Armour de fazer um centro de inovação e pesquisa especializado em design e desenvolvimento de calçados esportivos em Portland, no estado do Oregon.
A cidade fica a pouco mais de dez quilômetros de Beaverton, sede mundial da Nike há mais de 40 anos. O novo espaço, chamado de UA PDX, ocupará um terreno de 6.500 metros quadrados e levará emprego a mais de 100 pessoas.
De acordo com o site norte-americano especializado na indústria e nos negócios da moda WWD, o centro terá um laboratório biomecânico e uma área de treinamento de atletas para testes de produtos.
As novas instalações em Portland serão parecidas com outro centro de inovação e design, chamado de UA Lighthouse, inaugurado pela Under Armour no ano passado em Baltimore, no estado de Maryland.
Ambas mostram o desejo da marca de Kevin Plank de tentar incomodar cada vez mais a Nike, gigante dentre as marcas esportivas e sua principal rival dentro dos Estados Unidos.
No primeiro semestre de 2017, a Under Armour cresceu 7,7%, com um volume de vendas que chegou a 2,2 bilhões de dólares. No ano passado, a marca abriu 51 lojas, das quais cerca de dois terços foram fora da América do Norte. Ao final de 2016, eram 241 lojas ao redor do mundo.