Experiência de Marca

Underberg do Brasil participa da Oktoberfest 2014

A empresa, de matriz alemã, vai levar uma nova atração ao evento, com a realização da 'Prova do Serrador', uma tradição da festa original na Alemanha.

A Underberg do Brasil participa da Oktoberfest 2014, que acontece de 8 a 26 de outubro, em Blumenau.

A empresa, de matriz alemã, vai levar uma nova atração ao evento, com a realização da ‘Prova do Serrador’, uma tradição da festa original na Alemanha. A brincadeira desafia os participantes a serrarem uma tora de 50 centímetros de diâmetro em menor tempo possível.

Haverá brindes da Underberg para todos os participantes. A participação do carro Underberg no desfile oficial de abertura da Oktoberfest já é uma tradição.

Fotos: Divulgação.

Oktoberfest_underberg 1Pelo quarto ano consecutivo, a empresa desfilará com o carro histórico pelo Centro de Blumenau. O automóvel, um Hudson modelo Essex Super Six, é um orginal do primeiro carro utilizado pela Underberg em suas entregas na Alemanha no início da década de 30.

À época, a bebida era entregue pelo automóvel. O motorista anunciava sua chegada de longe com uma buzina especial, tão marcante que logo as pessoas faziam sinal e faziam seus pedidos ao som da melodia da Underberg.

Oktoberfest_underberg 2

Oktoberfest

A Oktoberfest de Blumenau, que em apenas uma década se tornou uma das festas mais populares do Brasil, foi inspirada na festa alemã, que teve origem em 1810 em Munique.

Tudo começou em 12 de outubro de 1810, quando o Rei Luis I, mais tarde Rei da Baviera, casou-se com a Princesa Tereza da Saxônia e para festejar o enlace, organizou uma corrida de cavalos. O sucesso foi tanto, que a festa passou a ser realizada todos os anos com a participação do povo da região.

Em homenagem à princesa, o local foi batizado com o nome de Gramado de Tereza. A festa ganhou uma nova dimensão em 1840, quando chegou a Munique o primeiro trem transportando visitantes para o evento. Passaram a ser montadas barracas e promovidas várias atrações.

Neste local apareceram também os primeiros fotógrafos alemães, que ali encontraram um excelente ambiente para fazerem suas exposições.

A cerveja, proibida desde os primeiros anos, só começaria a ser servida em 1918. Logo depois, os caricaturistas já retratavam a luta pelos copos cheios de cerveja e pela primeira vez pôde-se apreciar nas telas dos cinemas a festa das mil atrações.

Por consequência das guerras e pela epidemia de cólera, a Oktoberfest deixou de realizar-se 25 vezes. De 1945 até hoje, aconteceu ininterruptamente.

Atualmente, a Oktoberfest de Munique recebe anualmente um público de quase dez milhões de pessoas. O consumo de cerveja chega a sete milhões de litros.