Após quatro anos do lançamento do Plano de Sustentabilidade, anunciado globalmente em 2010, a Unilever Brasil comemora conquistas que reforçam seu compromisso global de dobrar de tamanho, até 2020, ao mesmo tempo em que diminui pela metade a pegada ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.
Entre 2008 e 2014, período de mensuração dos resultados, a companhia cresceu mais de 60% (o faturamento passou de R$ 10,29 bi para R$ 16,7 bilhões), registrou redução de 36% no consumo de água e de 35% na emissão de gases efeito estufa no mesmo período.
A empresa ainda celebra a marca de Aterro Zero em todas as suas 15 fábricas e seus centros de distribuição no País. Além disso, as ações de redução de nível de sal atingiram 28,4% de todo o seu portfólio de alimentos de varejo.
“Com sete bilhões de pessoas em nosso planeta, os recursos naturais estão sob imensa pressão. A elevação da temperatura, a escassez de água, a energia mais cara, as incertezas na oferta de alimentos e o aumento da disparidade entre ricos e pobres impõem à sociedade grandes desafios.”, afirma Fernando Fernandez, presidente da entidade, que aponta também o papel importante das empresas na solução desses problemas.
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Entre os compromissos anunciados mundialmente pela empresa está a redução do consumo de água pela metade até 2020. Em 2014, todas as medidas de uso racional de água nas fábricas da Unilever totalizaram uma redução de consumo de 78.612 m³, o que representa uma economia suficiente para que 108 mil pessoas matem a sede diariamente ao longo de um ano.
Parte dos resultados positivos de redução também vem do forte investimento na plataforma de concentrados, que traz benefícios em todo o ciclo de vida.
As marcas Comfort Concentrado e Omo Líquido Super Concentrado, economizaram, em 2014, durante o processo fabril, mais de 100 milhões de litros de água – o equivalente ao uso diário de um milhão de pessoas. Isso ocorre porque os produtos contêm menos água em sua fórmula, auxiliando o consumidor a usar menos água e gerar menos resíduos.
Já entre os seus esforços de reduzir pela metade o impacto dos gases de efeito estufa do ciclo de vida de seus produtos até 2020 está o uso de energia “limpa”. Atualmente, cerca de 40% da energia consumida nas fábricas são provenientes de fontes renováveis, como biomassa, óleo vegetal, etanol e biodiesel.
Outro avanço significativo do Plano de Sustentabilidade é a conquista de 55% das matérias-primas agrícolas adquiridas globalmente provenientes de fontes sustentáveis – até 2020, a meta é atingir 100%. Também, atualmente, 90% dos 13 ingredientes mais usados pelos produtos da marca Knorr no mundo são originadas de fontes certificadas
Para alcançar estes números, a Unilever tem em sua estratégia visitas aos produtores, aconselhamento para melhorias na produção e auditorias sobre condições de trabalho, do uso do solo e da água, clima, biodiversidade local, entre outros.
Além disso, a empresa desenvolveu a missão de promover a saúde e bem-estar de mais de um bilhão de pessoas até 2020, investindo na melhoria nutricional do seu portfólio de alimentos e em ações para levar informação de qualidade para sociedade.
Como resultado, além das ações de redução de nível de sal, desde 2014, 100% dos sorvetes infantis contém até 110 kcal em cada porção e mais de 1,5 milhão de lares foram impactados pelo movimento “Ame o Coração”, da marca Becel, em parceria com o Incor e o HCor, iniciativa que conscientiza a população sobre hábitos alimentares capazes de prevenir doenças cardiovasculares.
“Somos guiados pelo princípio de que é preciso trabalhar para criar um mundo melhor todos os dias. Isso se dá não só reduzindo o impacto ambiental, mas também ajudando as pessoas a terem melhores condições de trabalho, saúde e a se sentirem bem e estamos fazendo isso por meio de marcas mais sustentáveis, como VIM Cloro Gel, OMO, Lifebuoy, Becel, Kibon, Brilhante, entre outras.” afirma Fernandez.
No semiárido brasileiro, a VIM lançou, em parceria com o Unicef, um projeto para transformar a vida de mais de 450 mil crianças e jovens, melhorando o saneamento e acesso à água tratada nas escolas. Já, Lifebuoy, com a Pastoral da Criança, impactou mais de 916 mil crianças ensinando a importância da lavagem das mãos, contribuindo para a redução de diarreia e doenças respiratórias.
Kibon, no mercado de sorvetes há 70 anos, e a Fundação Abrinq, uma das principais instituições de apoio à infância no País, lançaram a campanha “Toda Criança Nasce para Ser Feliz”, que tem como principal objetivo salvar e melhorar a vida de milhares de crianças no Brasil. A ação faz parte de uma parceria global entre a Fundação Unilever, Kibon e Save The Children que irá levar saúde para 2 milhões de crianças em todo o mundo.
Já Brilhante, uma das marcas de detergente para roupas da Unilever, lança em maio uma iniciativa pioneira no Brasil, o projeto Ciclo Brilhante, que tem como objetivo colaborar com o aprimoramento profissional de mulheres.
O Plano de Sustentabilidade da empresa estabelece três metas globais a serem atingidas até 2020: Ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar; Reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos e melhorar as condições de vida de centenas de milhares de pessoas à medida que vamos fazendo o negócio crescer.
A operação brasileira tem papel fundamental no cumprimento dessa meta e seus avanços estão reportados no Relatório de Sustentabilidade 2014.