Experiência de Marca

Vagão do Conhecimento retorna a Curitiba

O Vagão do Conhecimento, projeto do Instituto ALL (América Latina Logística) de Educação e Cultura, chegou a Curitiba, no dia de ontem (25/05), para semana de atividades com estudantes das escolas municipais Coronel Durival Britto e Silva e Omar Sabbag.

O Vagão do Conhecimento, projeto do Instituto ALL (América Latina Logística) de Educação e Cultura, chegou a Curitiba, no dia de ontem (25/05), para semana de atividades com estudantes das escolas municipais Coronel Durival Britto e Silva e Omar Sabbag.

O projeto tem como objetivo promover a cultura, a educação e a consciência ambiental por meio de atividades e palestras para as comunidades das principais cidades onde a empresa atua.

O vagão ficará na cidade até o dia 29/05, na sede da ALL, localizada na Vila Oficinas. Cerca de 450 estudantes participarão das atividades. Para realização do projeto, a ALL contou com a parceria da Secretaria de Educação do município.

O Vagão do Conhecimento tem seu interior dividido em duas partes: uma utilizada para realização das oficinas com materiais recicláveis e palestras educativas; e a outra transformada em sala de aula de informática.

O projeto tem capacidade para atender 100 crianças por dia, divididas nos períodos da manhã e tarde. Para realizar as atividades, três monitores, dentre eles um educador, foram contratados pela ALL.

As atividades serão desenvolvidas a partir de pedaços de papelão e bandejas de isopor, trazidas pelas crianças. “Essa é uma maneira de despertar a consciência ecológica e mostrar que é possível reaproveitar materiais que seriam descartados e transformá-los em brinquedos”, diz a coordenadora do projeto, Carolina Figueiredo Goulart.

Durante o intervalo das aulas de reciclagem e informática, as crianças assistirão ainda palestras sobre segurança na linha férrea. Em 2008, o Vagão do Conhecimento recebeu mais de 20 mil crianças, dos seis Estados por onde a ALL atua (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). A escolha das escolas participantes prioriza aquelas que atendem jovens das comunidades próximas à linha férrea.

Atividades oferecidas

Oficina de lixo reciclável: utilizando materiais recicláveis, como um palito de sorvete, uma caixa de sapato e uma bandeja de isopor, as crianças aprendem a confeccionar brinquedos, entre outros objetos.
Inclusão digital: Aulas de informática transmitidas de maneira lúdica, por meio de jogos interativos. Os alunos aprenderão noções básicas, como ligar o computador, usar mouse e teclado, digitar textos e acessar alguns programas.
Palestras: as crianças assistirão palestras sobre educação ambiental e segurança na linha férrea.

Vagão do Conhecimento