Experiência de Marca

Veja Comer & Beber da Paz premia bares e restaurantes

O Bar do Tino, do Morro dos Prazeres, foi o destaque da grande festa. Mantido por Severino Alves Sobrinho e Eleni Santana, o estabelecimento da região de Santa Teresa há 30 anos é especializado em comida nordestina.

O Rio de Janeiro já sabe quem melhor representa a gastronomia dos morros cariocas. Realizado dia 16/11, na Quadra Dona Marta, na Zona Sul, o Comer & Beber da Paz escolheu os principais bares e restaurantes das comunidades pacificadas da Cidade Maravilhosa em cinco categorias.

O Bar do Tino, do Morro dos Prazeres, foi o destaque da grande festa. Mantido por Severino Alves Sobrinho e Eleni Santana, o estabelecimento da região de Santa Teresa há 30 anos é especializado em comida nordestina.

Bar do Tino, campeão (Foto: Divulgação).

A casa faturou os prêmios de Melhor Receita, Melhor Vista, com direito ao Pão de Açúcar e Baía de Guanabara, e Grande Vencedor, disputado entre os campeões de todas as categorias e concedido por uma mesa composta pelos chefs Jan Santos, do Entretapas, Ricardo Lapeyere, do Laguiole, Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, Pedro de Artagão, do Irajá, e Frédéric de Mayer, do Eça.

Antigo ponto de olheiros do tráfico e hoje point de turistas e estrangeiros, o Bar do Zequinha, no Morro Dona Marta, tem o Melhor Petisco das comunidades cariocas.

Conhecida como o drinque símbolo do Brasil, a Melhor Caipirinha foi para o Bar do David, da comunidade Chapéu Mangueira, no Leme. Já o Melhor Prato Feito é o do Bar Lacubaco, do Morro do Vidigal, na Zona Sul.

Criado por Veja Rio, o evento teve como mestre de cerimônias a atriz Taís Araújo e o encerramento contou com um discurso de José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

Também estiveram presentes a jornalista Glenda Kozlowski, os atores Duda Nagle, Igor Rickli e Klebber Toledo, o carnavalesco Paulo Barros (Unidos da Tijuca), José Junior, presidente do Afroreggae, a ginasta Jade Barbosa e Bruno Chateubriand. A festa ainda teve apresentação do grupo Samba da Arruda, do bairro de Vila Isabel.

Cerca de 50 estabelecimentos de comunidades pacificadas do Rio de Janeiro participaram do Comer & Beber da Paz.  A primeira edição do prêmio teve patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e contou com um júri composto por cinco especialistas em comida de boteco: os jornalistas Paulo Mussoi e Pedro Landim, Guilherme Studart, autor do guia Rio Botequim, Kadu Tomé, e Sérgio Bloch e Inês Garçoni, do Projeto Gastronomia de Rua.