Experiência de Marca

Verão esquentou mas não inovou

Nem as altas temperaturas em todo o Brasil fizeram as marcas realizassem ações de live marketing diferentes. A grande maioria preferiu o conforto das tradicionais ativações, e, mais uma vez, o mercado acabou ficando em clima de maré baixa.

O ano de 2015 começou causando, ao mesmo tempo, esperança e angústia para as agências de marketing promocional. Isso porque, apesar de finalmente o “efeito pós-Copa” ter chegado ao fim, e as tendências tecnológicas para o setor serem promissoras, o mercado não está tendo, nesse verão, a quantidade e a qualidade de ações de live marketing que esperava.

Assim como em 2014, muitas empresas ainda parecem “receosas” em investir em ativações diferentes e arriscadas. Prova disso, é a falta de iniciativas para promover o Carnaval, o evento popular mais importante do Brasil. E é dessa maneira que o mercado de live marketing segue nessa maré de estagnação.

Foto: Casa Bem.

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Outro fator que também contribuiu nessa desaceleração, foi a queda de faturamento na realização de ações promocionais e eventos. Segundo o Índice Promoview, o ano de 2014 registrou uma baixa de 4,3%.

O percentual negativo se dá pela comparação do faturamento de U$ 20,9 bi obtido em 2014 contra o faturamento de mercado em 2013 que foi maior, na ordem de U$ 21,8 bi .

Foto: Alexandre Campbell
Rafael Liporace.
Rafael Liporace.

Para Rafael Liporace, presidente da A VERA!, agência responsável pelo Camarote Rio 2015, essa fase menos “ativa” se dá também pela falta de investimentos por parte das marcas. “Esse período atípico no mercado se deve ao menor investimentos das marcas pelas incertezas econômicas, e com isso, menos ‘apetite’ a inovar e jogar no que já tem certeza que dão certo e funcionam, mesmo que essas ações não sejam tão geniais e encantadoras.”

Depois do impacto que a Copa do Mundo Fifa 14 causou, muitas marcas tiveram receio em investir em ações diferenciadas para o verão. Parte delas está preferindo aguardar datas como Carnaval e Dia das Mães para definir a estratégia de marketing para 2015.

Marcella Mugnaini.
Marcella Mugnaini.

Segundo Marcella Mugnaini, sócia-diretora da UP line, isso acaba acarretando verbas menores para as agências de live marketing trabalharem, e logo, ações mais simples e com custos menores.

“Acredito que, assim como a UP, muitas agências não conseguiram grandes verbas disponíveis para os projetos de verão devido ao resultado econômico do fim do ano de 2014, e, assim, a pouca disponibilidade de verba de marketing. Isso pode ter impactado diretamente na potencialidade e inovação das ações.”, afirma a empresária.

Já o empresário Wagner Zaratin, da Pepper, brinca que isso se deve à escolha errada da agência para atuar, e afirma que esse resultado se deve a uma soma de fatores que acabaram prejudicando o Brasil em 2014, e logo, afetaram o verão de 2015.

Wagner Zaratin.
Wagner Zaratin.

“Eu acredito que vários são os motivos para essa percepção. Tivemos um ano de investimentos em Copa, onde os que tinham futebol como plataforma destinaram toda a verba do ano, e mais um pouco, para poder se destacar.”, comenta o empresário.

“Seguido disso, tivemos no final do ano eleições, que naturalmente causaram uma retração nos investimentos, ou seja, é possível que as demandas dos projetos executados tenham tido pouco tempo de planejamento e de produção e por isso a falta de novidade, pra quem precisa do verão e estava nessa situação, o ‘feijão com arroz’ virou banquete.”, completa Zaratin.

No Nordeste brasileiro a situação também não é diferente. Muita gente ainda está segurando as “rédeas” preferindo não arriscar nesse início de ano.

Vanessa Moreira.
Vanessa Moreira.

“As ações esse ano estão escassas e isso é notório, principalmente em uma praça como a que estou sediada (Salvador-BA), onde essa época costuma ser de altos investimentos em ativações com o público. Em 2015 nada está acontecendo, apenas o que já está ‘guardado na gaveta’. O crescimento está em pausa.”, afirma Vanessa Moreira, diretora da agência 3Promo.

“Creio que existe um cenário de perspectivas negativas quanto economia em geral, não tenho dúvidas de que este é o fator pelo qual as empresas têm segurado investimentos. O País vive um momento onde todos estão esperando as ‘cenas do próximo capítulo’, as indústrias estão aguardando. Noto que isso é geral, não só no nosso setor.”, completa a empresária.

2015: O Ano do Feijão Com Arroz

Muitas marcas preferiram ficar na segurança das ações tradicionais do que investir em algo inovador. A Coca-Cola, por exemplo, que já organizou até mesmo passeios de helicóptero para seus consumidores, nesse ano, produziu as conhecidas garrafinhas de gelo, lançadas originalmente em 2013.

Além disso, a marca realizou uma ação dentro do Arena Mundo RIC visando estimular a vida ativa entre os veranistas. O espaço contou com Coca-Cola Stage, um espaço com slack line e dança, Coca-Cola Sports, onde os craques puderam mostrar suas habilidades no futebol e no frescobol, e o Coca-Cola Tube, um escorregador vertical de 12 metros no formato de garrafa contour, famosa embalagem da marca.

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As marcas de cervejas, em sua maioria, deixaram a desejar nesse verão. Salvo raras exceções como a BOA, da Antarctica, que nesse ano invade a Sapucaí substituindo um dos mais tradicionais espaços do Carnaval Carioca, o Camarote Brahma, não vimos grandes investimentos em ações de verão.

CAMAROTE DA BOA

As operadoras de telefonia também não mostraram muita empolgação nesse início de ano. A TIM, que no ano passado levou o “Verão Recarregue-se TIM” às praias cariocas, nesse ano levou o seu espaço de relaxamento ao litoral catarinense.

Última edição do projeto Verão Recarrega-se Tim

Já a Oi preferiu dar mais atenção ao seu campeonato mundial de bowlriding, e acabou deixando de lado as ativações nesse início de ano.

Foto: Reprodução/Google.

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Os shoppings centers, que normalmente são palcos de grandes ações, nesse ano, ficaram apenas na distribuição de brindes e sorteios. O Platium Outlet, por exemplo, realizou a distribuição de vouchersclutches nas praias de Capão da Canoas, Tramandaí, Imbé e Arroio do Sal, no Rio Grande do Sul.

Platinum Outlet - Clutches verão 2015

O destaque ficou para a presença do Shopping da Bahia no Festival de Verão de Salvador. O centro de compras esteve presente no evento com um camarote recheado de ações de live marketing.

Além da cenografia – que chamou a atenção principalmente pela réplica do Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos de Salvador, que virou a torre dos DJs -, o espaço contou com área de relaxamento; distribuição de copos promocionais e fitinhas do senhor do Bonfim; recepção com promotoras; e uma ação exclusiva, promovida pela Skol, na qual os participantes respondiam “O que é viver redondo?” e a melhor resposta ganhava acesso VIP no camarote.

Foto: Divulgação.

16-Sortudo que apertou ON

Mais uma vez as emissoras de televisão, em disputa pela audiência, estiveram em ação no litoral brasileiro. Mas nada que fugisse do “feijão com arroz” de todos os anos. O Grupo RBS promoveu a tradicional Conexão Verão, nas praias de Santa Catarina, com atividades de lazer e ações promo pontuais.

Estúdio de Verão RBS TV

Na Arena Mundo RIC, promovida pela RICTV, no litoral paranaense, as atrações também seguiram a linha de shows, aulões de dança, corridas, e prática de atividades físicas. As ações de live marketing ficaram por conta dos patrocinadores, mas também foram as mesmas que o ano passado.

A Nissei disponibilizou um espaço de massagem e fraldário;  o Curso e Colégio Acesso levou internet e computadores até a praia;  o Sicredi montou um paredão de escalada, entre outras atividades.

Foto: André Rego.

Mas nem tudo está perdido. Algumas exceções aconteceram nesse verão e mostraram, mesmo que sutilmente, um novo horizonte para o mercado de live marketing. A Dove, da Unilever, foi uma das marcas que foi além e mostrou que quando se mistura sensibilidade e criatividade, o resultado não pode ser nada menos que fantástico.

Para divulgar a nova linha Baby Dove, ela transformou drones em cegonhas para entregar produtos da nova linha para os pedestres que estavam com crianças na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

dove-drone-cegonha

A Natura também resolveu inovar e entrou na onda dos trucks. Em vez de produzir um espaço de relaxamento em um único local, a marca reformou e colocou um trailer vintage para percorrer 9.400km em 45 dias, levando atividades recreativas para a época mais quente do ano.

A ação integra a nova estratégia de comunicação da Natura, um movimento intitulado de “Natura Mais Perto no Verão”, que visa divulgar os pontos de contato da empresa com seus consumidores e reforça a relação da marca com seu público.

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Bom, esperamos que o resto do ano seja mais inovador do que o verão, até porque 2015, com suas tendências tecnológicas, promete trazer uma nova visão para o live marketing.