A partir deste mês chegam às gôndolas dos principais supermercados versões mais sustentáveis de produtos líderes de mercado.
Os lançamentos, nas áreas de alimentos, perfumaria, higiene e limpeza, são resultado de um desafio feito pelo Walmart Brasil a 18 grandes indústrias, que propôs uma reavaliação de processos produtivos visando oferecer ao consumidor opções com menor impacto ambiental e preços mais acessíveis.
O lançamento desses 18 novos produtos fez parte da terceira edição do “Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta”, uma iniciativa da rede que, na Bahia, opera as lojas Hiper Bompreço, Bompreço, Sam’s Club, Maxxi Atacado e Todo Dia.
Empresas globais como 3M, Brasil Kirin, Cargill, Colgate Palmolive, Embalixo, Itambé, Grendene, JBS, Johnson & Johnson, Kimberly Clark, Nestlé, Nívea, Pilecco, Procter & Gamble, SC Johnson, Reckitt Benckiser e Unilever participam da iniciativa.
As mudanças implementadas na produção dos itens vão promover a redução de mais de 125 toneladas de resíduos por ano, considerando a estimativa de venda em um ano no Walmart.
Pelo mesmo critério, a redução do uso de água chega a 741 mil m3 e, de energia, mais de 614 mil Kwh. Além disso, em relação às emissões de gases de efeito estufa, houve redução de 1.120 ton CO2 equivalente, o que corresponde a uma economia de 6,4 milhões de Km rodados.
Entre os lançamentos com redução no impacto ambiental, estão: molho de tomate Pomarola, da Cargill; maionese Hellmann’s, da Unilever; detergente Ariel Power Pods, da Procter & Gamble; protetor solar Nívea Sun; pano para pia fibra de bambu Scotch-Brite, da 3M; creme dental Colgate Palmolive; Glade aerossol, da SC Johnson; escova de dente Equate, do Walmart; linha Bem Estar Ipanema, da Grendene; saco de lixo reciclado da Embalixo; arroz Pilecco Nobre; Vanish Poder O2, da Reckitt Benckiser; refrigerante Fibz Cola e Guaraná, da Brasil Kirin; leite condensado Itambé; shampoo Johnson’s Baby, da Johnson & Johnson; lenço de papel Kleenex, da Kimberly Clarck; cappuccinos Nescafé, da Nestlé; e Hambúrguer Friboi, da JBS.