Em tempos de crise, é preciso mais do que nunca potencializar as entregas feitas pelas equipes, procurando extrair o máximo de cada talento. Além de envolver e motivar os funcionários através de uma viagem de incentivo, por que não aproveitar este investimento para, também, capacitá-los e desenvolvê-los? É o que diversas empresas têm feito no mercado.
Luciana Mitri, sócia-diretora da Intercambio Global, trabalha com o que ela chama de phenomenal experience. “São viagens que unem a capacitação ao incentivo. Além de ter uma programação totalmente exclusiva, como ocorre tipicamente em uma viagem de premiação, o phenomenal experience proporciona aprendizado através de cursos realizados de forma customizada, em parceria com renomadas escolas de negócios do mundo e por meio de visitas técnicas e vivências locais. Isto somado a um rol de atividades de lazer alinhadas ao tema ou ao objetivo do negócio, traz uma ampliação nos resultados da viagem. “
Este investimento, no entanto, pode ser feito independente de premiações. Uma viagem que traz imersão e vivências deixam marcas positivas, motivam os participantes e retroalimentam o negócio. Um exemplo disto é a experiência em Orlando. Luciana leva, anualmente, grupos de empresários e executivos brasileiros a Orlando para participarem in loco de cursos e visitas técnicas que dão o caminho das pedras dos cases Disney: “As empresas interessam-se principalmente porque tudo que é aprendido ao longo do curso é facilmente aplicável em seus negócios e é possível se ver o retorno rapidamente. Os participantes têm acesso aos “segredos” dos bastidores através de instrutores que vivenciam ou vivenciaram o mundo Disney. Eles conhecem de perto a mistura de arte, tecnologia e gestão. Temos um novo grupo saindo em setembro. ”
Em tempos austeros, é necessário melhor aproveitar as verbas de marketing. O investimento em capacitação pode trazer uma nova forma de gerir pessoas e conduzir o negócio, resultando em mais motivação e diferenciação do seu empreendimento.