Experiência de Marca

Viber ganhará grupos abertos

A intenção da empresa é fazer com que os grupos abertos sejam uma importante ferramenta para marcas, para o desenvolvimento de soluções de Segunda Tela, Real-Time Marketing e como ferramenta para viralizar conteúdos.

A partir desse mês, o mensageiro Viber ganhará a possibilidade de criação de grupos abertos. Inicialmente, o recurso estará disponível apenas para parceiros do serviço, e por intermédio das plataformas móveis iOS e Android. Só depois o recurso poderá ser usado por qualquer usuário Viber, em outras plataformas móveis e no desktop.

“Com os grupos abertos estamos nos tornando uma plataforma social, não uma rede social, por que nossos usuários são de fato curadores dos conteúdos que vão publicar, ler e comentar.”, afirma Luiz Felipe Barros, diretor-geral do Viber no Brasil, segundo o qual os maiores concorrente do Viber são as redes sociais.

viber

“O que faz os aplicativos de mensagens crescerem tanto é que eles preservam a liberdade dos usuários de terem uma opinião, sem o patrulhamento comum das redes sociais. Por isso tantos jovens estão migrando para apps como o Viber.”, argumenta Luiz Felipe.

Os grupos abertos terão dois públicos: os membros, que podem publicar e os seguidores, que podem ler e comentar. Qualquer usuário Viber pode ser um seguidor de grupos abertos. No entanto, são os criadores dos grupos que definirão quais usuários poderão ser membros.

A intenção da empresa é fazer com que os grupos abertos sejam uma importante ferramenta para marcas, para o desenvolvimento de soluções de Segunda Tela, Real-Time Marketing e como ferramenta para viralizar conteúdos.

“Os grupos abertos do Viber são a ponte entre o público e o conteúdo que é realmente relevante para ele. Os usuários do Viber encontrarão facilmente grupos sobre os assuntos que ele quiserem seguir e os donos dos grupos terão uma ferramenta incrível para gerar e produzir conteúdo em tempo real.”, explica Luiz Felipe Barros.

Para facilitar a divulgação dos grupos por parte das marcas parceiras e dos usuários, os grupos terão URLs próprias. O serviço também disponibilizará um botão para compartilhamento dos grupos a partir de redes sociais e páginas web (em sites e blogs).

Outra preocupação do Viber para atender marcas muito populares e experiências de segunda tela é a criação das chamadas Hotlines, disponíveis somente para empresas parceiras, nas quais o público terá um número customizado do Viber para o envio e o recebimento ilimitado de mensagens, fotos e vídeos para interagir e participar de promoções com parceiros do aplicativo.

“As Hotlines atendem uma demanda das marcas que querem interagir com o público em tempo real. Em vez de ficarem reféns de aplicativos que não dão nenhum suporte, o Viber pode criar números customizados e permite que as marcas recebam essas mensagens não apenas no celular, mas também em quantos computadores simultâneos ela quiser, facilitando a gestão desse conteúdo.”, explica Luiz Felipe.

Para o lançamento do recurso, nas próximas semanas, o Viber Brasil fechou mais de 40 parcerias com alguns dos maiores produtores de conteúdo e marcas do mercado.

Dentre os parceiros brasileiros com grupos abertos estão canais de TV como o Esporte Interativo, History Channel e Mix TV, rádios Mix FM e Coca-Cola FM, sites como o Omelete e o Não Salvo, marcas inovadoras como Easy Taxi, Westwing e Kanui e nomes de peso da área acadêmica, como o Grupo Objetivo, CPV, Estácio e UNIP criando diversos Grupos Abertos para facilitar a interação e divulgação de conteúdo para seus públicos.

E os usuários do app podem ficar atentos. Mais novidades serão lançadas até o fim do ano. Entre elas, recursos especiais para uso corporativo. “Nosso objetivo é, acima de tudo, garantir que nosso público terá acesso a conteúdo de altíssima qualidade na hora que ele quiser – e não de forma invasiva e publicitária como maioria das redes sociais permite.”, explica Luiz Felipe.

“Vocês não verão no Viber publicidades invasivas. Também não planejamos cobranças de mensalidade. Mas certamente verão mais serviços premium.”, afirma Luiz Felipe.

Desde o início da operação no Brasil em Janeiro de 2014, o Viber aumentou sua base de usuários em quase 90%, totalizando 17 milhões de usuários no Brasil. Globalmente, do fim de 2013 até agora, o aplicativo saltou de 200 milhões para 400 milhões de usuários e atingiu uma marca total de 608 milhões de downloads.

Fonte: Portal Terra.