O dia 21 de junho é a data escolhida para homenagear a todos os profissionais que trabalham com esforços para efetividade do investimento nos mais variados meios de comunicação, seja na TV, rádio, internet, impressos (jornais e revistas), OOH, entre outros.
A tarefa destes profissionais têm se tornado cada vez mais complexa porque as marcas estão investindo em publicidade na internet, especialmente nas redes sociais, o que, diante da fragmentação, coloca a efetividade distante dos objetivos.
Em pesquisa realizada pela empresa Emarketer, foi apontado que os os investimentos em TV nos EUA serão de US$ 77,37 bilhões (35,8% de todo o investimento em mídia disponível para o ano). Enquanto isso, a verba destinada ao digital será de US$ 72 bilhões (38,4% do investimento de mídia disponível para o ano). O que percebemos é uma projeção mundial para os próximos anos do investimento no meio digital que será muito maior do que em outras mídias, como, por exemplo, a TV.
A mídia programática é um destes desafios, pois a compra e venda do inventário se dá por meio de um sistema de leilão, em que o anunciante que der o maior lance conseguirá o espaço. Nesse caso, cabe ao profissional de mídia dar o direcionamento correto sobre o target, consumo, perfil do cliente e demais informações que estejam de acordo com o que o cliente quer atingir.
A plataforma Facebook é outro grande desafio, pois está em constante atualização, especialmente em uma época em que os rumores de manipulação de dados e resultados aumentam a cada dia. Ter conhecimento sobre a plataforma de anúncios e oferecer campanhas rentáveis aos clientes demonstrando o alcance, perfil e segmentações assertivas, assim como saber analisar relatórios, já fazem parte da rotina de um profissional atento e atualizado.
Por fim, mesmo que a campanha seja muito assertivo, há ainda o Adblock, que permite ao usuário recuperar o controle da internet e visualizar a web da maneira que achar melhor, e essa é uma das barreiras a serem enfrentadas. Fazer com que uma mensagem seja visualizada exige muita criatividade, e atualização constante.
Realmente, a vida não está fácil para o mídia.
Promoview deseja a todos os profissionais da área muita luz para melhor análise e decisão de investimentos, recomendado uma pausa hoje para comemorar.
Feliz Dia do Mídia!