Este ano a edição carioca da Virada Sustentável terá um dia a mais de atividades que tomarão conta da cidade entre 7 e 10 de junho. O objetivo é aumentar o engajamento da sociedade em relação ao tema sustentabilidade, utilizando elementos lúdicos, festivos e inspiradores como ferramentas.
O festival reúne atrações culturais, apresentações musicais, atividades infantis, oficinas, performances, atividades de bem-estar e rodas de conversa. A programação infantil nesta edição está recheada de opções para entreter as crianças com consciência, em diversos pontos espalhados pela cidade.
Entre os destaques da programação está a exibição do filme “My Africa” com realidade virtual em três bairros, sempre às 10h: No dia 8, no Morro do Cantagalo (Favela Hub), no dia 9 na Maré Ceasm e no Parque das Figueiras no dia 10. O filme transporta os telespectadores para um santuário de elefantes no Quênia e o foco é a conservação da natureza.
No dia 8/06 (sexta-feira), às 9h, terá um curso de 'Brinquedos Sonoros para a Copa' com materiais reciclados no Sesc Copacabana. Às 16h, também em Copacabana, o Ponto de Luz dará aula de yoga para crianças de quartro e cinco anos. E às 17h, no Rampa – Lugar de Criação, haverá aula de Dança Materna.
Sábado, dia 9/06, às 10h, na Lona Família, no Parque das Figueiras (Lagoa), acontece o projeto Jazz Bebê, que aproxima as crianças à sonoridade do jazz de maneira lúdica. De tarde, a partir das 12h30, o espaço terá a oficina de dança com a Bailarina Balãozinho, que vai explorar o imaginário e a consciência corporal por intermédio do balê, a peça interativa “Recicloteka, Viver, Criar e Transformar” e o espetáculo O Grand Cirque Du Pé Sujo.
E no domingo (10), às 10h, no Parque das Figueiras, o destaque será o Bailinho da Crespinhos, um encontro musical voltado para as crianças e adolescentes que tem o objetivo de valorizar os movimentos musicais periféricos como o funk, rap e samba. As atrações serão a galera do JC e Cia Dêlê Recicla e a apresentação da pequena Elis Mc. Dando continuação à programação, às 16h, terá uma roda de capoeira infantil com o grupo Angolinha.
Também terão apresentações tetrais e exibições de filmes nas unidades do Sesc Ramos, Engenho de Dentro, Duque de Caxias, Tijuca, Nova Iguaçu, entre outros espaços pela cidade. O evento terá rampas de acesso e interprete de Libras.