A circulação de carros elétricos pelas ruas brasileiras ainda é incomum, mas há quem acredite que em poucos anos ela será uma realidade.
Foi pensando nisso que o diretor da Vitoriainvest Construções e Incorporações, Maurício de Moraes Pruner, resolveu incluir um carregador para veículos elétricos no projeto do empreendimento comercial Vitoria Eco Office, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
Conforme Pruner, o prédio será o primeiro de Santa Catarina a contar com a tecnologia, e o investimento representará menos de 1% do total aplicado na obra. “Daqui a três ou cinco anos, o carro elétrico será uma realidade nacional. Ele está na porta da nossa casa. Além disso, o empreendimento é projetado para durar até 50 anos” diz.
O diretor-presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Pietro Erber, considera importante a preocupação das construtoras. Isso porque a instalação de carregadores possibilitará trazer carros elétricos para o País.
“É um custo adicional relativamente pequeno para a empresa, mas representa um grande diferencial para o morador” destaca Erber.
Além disso, é importante pensar na colocação de carregadores em locais onde os carros ficam bastante tempo parados, como garagens de prédios residenciais e comerciais. São necessárias algumas horas para realizar a carga completa.
Pruner comenta que o empreendimento em Florianópolis terá um carregador para automóveis que funcionará como as bombas em postos de gasolina, porém, com a marcação da energia consumida pelo veículo.
Para reforçar o viés sustentável, o Vitoria Eco Office terá carregador para bicicletas elétricas e vestiários para quem vai ao trabalho de bike e deseja trocar de roupa. As iniciativas têm agradado os clientes da construtora. Com entrega prevista para junho de 2015, 47% das unidades já foram comercializadas.