Com o objetivo de promover a educação ambiental da comunidade de forma lúdica e interativa, a Volkswagen do Brasil realizará entre os dias 05 e 16/09, em São José dos Pinhais (PR), o projeto “Planeta Água – Um Mundo Sustentável”.
Mais de 2 mil crianças de escolas da rede pública de ensino participarão das atividades que serão realizadas em uma tenda itinerante e contarão com apresentação teatral e oficinas de arte. A temporada no Paraná terá 16 apresentações, que serão realizadas no Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), no bairro Costeira, em São José dos Pinhais.
“O projeto tem a proposta de sensibilizar as comunidades visitadas para cuidados ambientais importantes como o uso racional da água, a redução do consumo de energia e os conceitos de reciclagem. Por meio do projeto, reafirmamos o compromisso da marca de promover o desenvolvimento sustentável”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e responsável pelo tema sustentabilidade na empresa, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.
Durante as apresentações, um grupo de atores e monitores vai interagir com as crianças para abordar o tema da sustentabilidade. Em um segundo momento, as crianças participam de bate-papo com os atores e de uma oficina de arte interativa, que aborda questões ambientais existentes no País.
Com o uso combinado de recursos pedagógicos, como peça teatral, música e oficina de arte, são transmitidas mensagens importantes sobre a preservação ambiental e dicas para evitar o desperdício dos recursos naturais.
“O projeto vai contribuir com a educação ambiental de um número significativo de crianças do município de forma lúdica e interativa, estimulando em cada estudante um comportamento cada vez mais consciente em relação ao meio ambiente e a um futuro mais sustentável”, disse o diretor da fábrica de São José dos Pinhais, Volker Germann.
Desde 2003, o Planeta Água já percorreu mais de 200 cidades brasileiras, beneficiando gratuitamente aproximadamente 250 mil crianças. Realizado por meio da Autovisão Brasil, unidade criada pela empresa para desenvolver projetos de sustentabilidade, com o patrocínio da Volkswagen do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o projeto estende à comunidade o propósito do programa de Educação Ambiental da companhia, que é estimular a mudança de hábitos em favor do meio ambiente, além de reafirmar um dos compromissos da marca, que é o de crescer de forma sustentável.