A Volkswagen do Brasil, em 42 anos de produção ininterrupta, fabricou mais de 8,5 milhões de unidades do Gol, das quais mais de 1,5 milhão foram exportadas. Lançado em 1980, o Gol foi o modelo de maior produção e vendas no mercado nacional, além de ser o mais exportado e líder de vendas no Brasil por 27 anos.
Esse ícone da Volkswagen deixou de fazer parte da linha de produção, dando lugar ao Polo Track, seu substituto. O adeus do Gol foi marcado pela transformação de uma unidade do Gol Last Edition, a versão de despedida, nas traves da Vila Belmiro.
Para-tornar essa ideia possível foi necessário desmontar o veículo, escolher algumas peças e derretê-las em uma caldeira com mais de 500ºC. A seguir, o metal foi utilizado para fabricar as traves oficiais da Vila Belmiro, que estrearam na primeira partida oficial do Santos Futebol Clube na temporada pelo Campeonato Paulista, na vitória contra o Mirassol por 2×1.
“Nós, da Volkswagen do Brasil, abraçamos a ideia inédita de transformar o Gol em traves da Vila Belmiro deixando o modelo na história. O Volkswagen Gol é um ícone e inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional. Assim como o futebol, o Gol é uma paixão, está nos corações dos brasileiros e merecia uma despedida à altura do seu sucesso”, disse Livia Kinoshita, gerente executiva de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil.
E o Estádio Urbano Caldeira não foi selecionado à toa. Popularmente conhecido por Vila Belmiro, o estádio Santista foi o palco de despedida do Gol exatamente pelo Santos ser o time com o maior número de gols na história mundial. São 12.869 gols, sendo 1.091 deles feitos pelo Rei Pelé.
Com isso, o Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, terá uma novidade na visita monitorada. A nova trave possui um QR Code que leva ao vídeo de despedida do Volkswagen Gol que virou “gol”, além de depoimentos de craques do Santos FC e suas memórias com o carro ícone da Volkswagen do Brasil, como a do ídolo Edu, que ganhou um Gol pelo excelente desempenho no gramado. Os depoimentos trazem ainda craques como a atacante Ketlen, o goleiro João Paulo e o centroavante Léo. É só apontar o celular para o QR Code da trave e curtir todas as histórias, inclusive a inusitada transformação do carro na trave do estádio do Alvinegro.
Na opinião do lendário Edu não tinha jeito melhor para o carro encerrar sua passagem no Brasil. “Um símbolo inesquecível precisava ser representado de maneira imortal e é isso que vemos hoje. O time com mais gols no mundo, o País com mais Gols no mundo, ambos dividindo a única Vila Belmiro, a mesma casa”, afirmou.
A ação faz parte das iniciativas que marcam a despedida do Volkswagen Gol, incluindo uma partida contra o Novo Polo Track e o envio de sete Gols modelo 2014 para a Alemanha durante a última Copa do Mundo em revanche ao jogo que entrou para a história de Brasil x Alemanha.