Em um movimento considerado pela própria companhia como o “mais drástico de sua história”, a Volkswagen revelou, nesta segunda-feira (26/11) que irá trabalhar com apenas três agências no mundo inteiro até 2020.
Até então, a companhia era atendida por 40 parceiras.
Com o intuito de acelerar seu plano de digitalização na comunicação com seus consumidores, a fabricante de automóveis promoveu uma concorrência global que selecionou duas holdings e uma agência: o Grupo WPP ficará com o atendimento da marca na América do Norte; o Omnicom mantém os negócios na América do Sul e Europa, onde Adam&Eve/DDB continua como agência líder; e Cheil Worldwide permanecerá como principal agência na China.
Por meio de uma videoconferência à imprensa, o CMO da Volkswagen, Jochen Sengpiehl, explicou que a companhia irá estruturar, a partir de 2019, quatro powerhouses, cada uma delas localizadas nas cidades de Beijing, Berlim, Nova York e São Paulo.
Segundo ele, essas novas unidades serão capazes de atender o processo de transformação ambicionado pela marca, que passa pelo aumento da produção de conteúdo no digital, novas plataformas, comunicação individual com cada consumidor e a criação de campanhas data-driven desenvolvidas globalmente.
Na prática, as quatro powerhouses irão reunir até 200 talentos criativos para trabalhar em campanhas de forma integrada e para desenvolver e distribuir conteúdo. “Teremos a oportunidade inédita de gerar e mensurar nosso próprio conteúdo. Durante décadas fomos bem-sucedidos em fabricar carros, agora queremos liderar o marketing automotivo no digital.”, disse o executivo.
Segundo Sengpiehl, não haverá mudanças no atendimento da conta no Brasil. Hoje, a empresa é atendida pela AlmapBBDO, do Omnicom.
Um dos planos para o ano que vem é o lançamento de um site personalizável, que pretende atrair 3 milhões de visitantes por ano. Para este projeto especificamente, a Volkswagen irá promover uma nova concorrência global.
De acordo com Jürgen Stackmann, board member de vendas da VW, a marca será gerenciada de maneira mais simples e centralizada, graças a um escopo mais focado de agências e do olhar mais voltado para atividades digitais. Também no próximo ano, a companhia irá lançar as novas gerações dos carros conectados Golf e ID, a plataforma de vendas digital We, que inclui o serviço de entrega digital chamado We Deliver.
Além disso, a companhia está trabalhando em uma plataforma de vendas por meio da qual o cliente poderá comprar e gerenciar funções on-demand dos veículos conectados. No futuro, os consumidores poderão se comunicar diretamente com a empresa por meio de uma ID pessoal, a ser disponibilizada a partir de 2020.