O Estação Rio, que leva grandes nomes da música brasileira para shows no Rio e no Grande Rio, busca um jovem talento musical entre os alunos das escolas públicas. Com inscrições abertas, o concurso cultural “Vou Tocar no Estação Rio” vai eleger uma atração para se apresentar em uma das edições do projeto este ano. Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de julho.
Para participar, estudantes do Rio e dos 17 outros municípios da área de cobertura da Globo – que vai de Mangaratiba à Tanguá – devem estar matriculados na rede pública de ensino.
Os alunos precisam enviar um vídeo cantando e tocando uma música autoral com, no máximo, um minuto e meio de duração para o portal G1. As inscrições podem ser feitas como banda, dupla ou cantor solo.
Uma comissão julgadora escolherá os nove finalistas que se apresentarão no Estação Rio ao lado de consagrados músicos do país. O vencedor será revelado em um evento que acontece dia 2 de agosto, no Circo Voador.
A ação de marketing promocional “Vou tocar no Estação Rio” foi criada com o intuito de fomentar a cultura, dar visibilidade a novos talentos e promover o encontro entre jovens artistas e ídolos da música.
Estação Rio
O Estação Rio, realizado pela Globo com patrocínio da Coca-Cola, TIM e Supermarket, tem como objetivo criar oportunidades de convivência comunitária e de valorização das tradições culturais para a população.
Entre as 27 atrações da primeira temporada, o público conferiu apresentações de artistas como Naldo, Belo, Péricles, Raça Negra, Monobloco, Cidade Negra e Diante do Trono, que totalizaram quarenta horas de música.
Foto: Reprodução/Google.
Com dez apresentadores, o projeto percorreu quatro municípios (Duque de Caxias, Mesquita, Japeri e Nilópolis), quatro comunidades (Complexo do Alemão, Manguinhos, Complexo do Caju e Cidade de Deus), um bairro (Anchieta) e um parque (Quinta da Boa Vista).
Já a segunda temporada do Estação Rio levou ao palco Thiago Martins, NXZero, Cristiano Araújo, MC Koringa, Forfun, Natirus, Lucas Morato, Thiaguinho, Preta Gil, Molejo, Swing & Simpatia, Revelação, Bangalafumenga, Lenine, Imaginasamba, Grande Rio, Bonde das Maravilhas, Art Popular, Sorriso Maroto, Padre Omar e Daniel.
Foto: Christian Calazans.
As atrações animaram o público de cinco municípios (Tanguá, Mangaratiba, Duque de Caxias – sede do Réveillon da Baixada 2015 – Guapimirim e Niterói), duas comunidades (Macacos/Antigo Zoológico e Vila Kennedy) e três bairros (Ilha do Governador, Bangu e Campinho).
No dia 28 de junho, o Estação Rio recebeu Anitta e Nando Reis para um grande espetáculo na Vila Pacaembu, no município de Queimados. No total das duas últimas temporadas, mais de meio milhão de pessoas assistiram aos shows em diversos locais do Rio e Grande Rio e via streaming.