Experiência de Marca

VW fez sucesso no The Town e patrocinará o Rock in Rio 2024

Mais de 13 mil pessoas participaram das 7 ativações promovidas pela Volkswagen em diversas áreas do The Town, como no estande da marca e na Rota 85, espaço temático que teve a marca como copatrocinadora.


A Volkswagen do Brasil, a fabricante oficial de automóveis do The Town 2023, demonstrou um grande envolvimento durante o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo (SP), que atraiu 500 mil pessoas ao Autódromo de Interlagos nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro. No evento, a Volkswagen também anunciou seu patrocínio ao Rock in Rio 2024, o maior festival de música e entretenimento do mundo, que já contou com o apoio da marca em quatro edições anteriores (2011, 2013, 2015 e 2022). O The Town e o Rock in Rio são produzidos pela mesma equipe.

“À medida que comemoramos 70 anos de presença no Brasil, a Volkswagen reforça sua estratégia de negócios com um foco no cenário da música. Durante o The Town, alcançamos um engajamento impressionante nas redes sociais, na mídia e nas ativações da marca no festival. Além disso, apresentamos a série especial T-Cross The Town, baseada no SUV mais vendido do Brasil, e a Fundação Grupo VW está ajudando a promover a transformação social com o projeto Favela 3D. Esses resultados solidificam a Volkswagen como uma marca cada vez mais próxima das pessoas, diversificada, vibrante e conectada. Agora, aceleramos rumo ao Rock in Rio 2024, onde patrocinaremos o festival pela quinta vez, deixando a marca VW registrada na história dos grandes festivais”, afirmou Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil. O Rock in Rio 2024 está marcado para os dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro.

A Volkswagen alcançou um engajamento notável no The Town 2023. Os 150 posts da Volkswagen do Brasil e de influenciadores parceiros em suas plataformas oficiais de redes sociais, como Instagram, Tik Tok e outras, durante o The Town 2023, obtiveram mais de 140 milhões de visualizações e 2,5 milhões de interações. Foram registradas mais de 2,3 mil menções à marca VW nas redes sociais. Esses números resultaram em uma taxa de engajamento duas vezes maior do que a alcançada no Rock in Rio 2022.

Além disso, a Volkswagen conquistou novos seguidores durante o The Town. Entre os patrocinadores do evento, a marca foi a segunda que mais ganhou seguidores no Instagram, com mais de 7 mil novos seguidores durante o festival, totalizando 1,2 milhão na plataforma. No Tik Tok, a Volkswagen conquistou mais 98 mil seguidores ao longo do The Town, atingindo um total de 372,9 mil seguidores. A parceria com mais de 15 influenciadores, incluindo nomes como Lore Improta, Ana Clara, Paulo André, Supla, Larissa Gloor, Fred Bruno, Marina Sena e Jão, todos artistas do palco The One do evento, contribuiu para esses resultados.

Durante o The Town, a Volkswagen do Brasil também recebeu 120 jornalistas em seu estande, resultando na divulgação de 110 reportagens em mídias impressas e digitais, além de mais de 160 stories.

A experiência digital que a Volkswagen ofereceu no Spotify também foi um sucesso, com 5 mil interações e um engajamento de 26%, três vezes maior do que os casos considerados referência na plataforma. Os participantes preenchiam um quiz que gerava uma playlist personalizada.

As ativações da Volkswagen atraíram mais de 13 mil pessoas em diversas áreas do The Town 2023, incluindo o estande da marca e a Rota 85, uma área temática co-patrocinada pela Volkswagen em homenagem ao ano de estreia do Rock in Rio. Durante o The Town, o público também teve a oportunidade de conferir os modelos da Volkswagen, como o T-Cross The Town (o carro oficial do evento), os veículos 100% elétricos ID.4 e ID.Buzz, a picape Amarok, o SUV Nivus e a clássica Kombi. Os participantes das ativações receberam uma shoulder bag com corda mosquetão exclusiva da Volkswagen como brinde.

As ativações da VW foram um sucesso no The Town. No estande Skyline, a Car Sound T-Cross promoveu uma competição musical dentro do SUV mais vendido do Brasil. Com o SUV 100% elétrico ID.4, a Volkswagen criou a VR ID.4 Electric Factory, uma experiência de realidade virtual na qual os visitantes montaram o primeiro veículo elétrico da marca no Brasil em um ambiente lúdico semelhante a um metaverso. Usando óculos de realidade virtual, os participantes assumiram a linha de produção com efeitos especiais e curiosidades.

O Car Boost foi um jogo que testou a habilidade e reflexos dos participantes, inspirado nos testes de preparação de pilotos de Fórmula 1. O VW Play Garage foi um palco onde os visitantes puderam cantar com uma banda ao vivo, com os nomes dos artistas e músicas aparecendo no letreiro durante a apresentação. A Amarok Extreme ofereceu uma pista de iron track para que os participantes pudessem sentir a força e robustez da picape em uma experiência conduzida por um piloto profissional.

Na Rota 85, a Volkswagen apresentou o Car Stage, um espaço instagramável com a Kombi clássica e sua versão 100% elétrica, o ID.Buzz, que foram usados na campanha de 70 anos da marca com a cantora ícone da MPB atual, Maria Rita, e sua mãe, Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, com a imagem recriada em realidade virtual. O público teve a oportunidade de escolher o cenário e a música para dublar e compartilhar nas redes sociais.

A Volkswagen também ofereceu a ativação “Volkswagen tem a sua cara” na Rota 85, onde um caricaturista desenhava os participantes do The Town em um VW Nivus. Todas essas ativações foram realizadas em parceria com a Agência Atenas, responsável pela concepção e implementação do projeto.

O Volkswagen T-Cross The Town, o carro oficial do festival de música, é uma versão especial do SUV mais vendido do Brasil. Em homenagem ao festival, a Volkswagen estendeu uma oferta especial de compra: um bônus de R$ 8 mil + taxa zero, com 50% de entrada e saldo em 24x.

O VW T-Cross The Town inclui itens de conforto e tecnologia, entre eles VW Play com câmera de ré, rodas diamantadas de 17”, pintura externa bicolor, bancos de couro com costura aparente na cor azul e interior escurecido, além de badge exclusivo The Town. O SUV mais desejado do País é estabelecido sobre a plataforma modular MQB, referência em eficiência e rigidez e ainda entrega alto nível de segurança.

O T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 46 mil unidades já comercializadas em 2023. A Volkswagen também é líder no segmento de SUVs no País com T-Cross, Nivus e Taos já somando mais de 87 mil unidades vendidas em 2023.

Favela 3D: transformando vidas

A Fundação Grupo Volkswagen, The Town 2023, Gerando Falcões, Governo do Estado de São Paulo, Sabesp, Prefeitura de São Paulo, Gerdau e Vozes das Periferias se uniram e estão levando para a Favela do Haiti, na Vila Prudente, em São Paulo (SP), o projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida).

O Favela 3D é um projeto de erradicação da pobreza de maneira sistêmica da Gerando Falcões. Para isso, trabalha com base em pilares como moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, meio ambiente, geração de renda, cultura, esporte e lazer.

O projeto na Favela do Haiti está impactando 290 famílias (cerca de 1.000 pessoas) a partir de ações já iniciadas que promovem o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento das famílias. Todo o projeto é realizado em conjunto com os moradores e a perspectiva é que em dezembro de 2024 já esteja concluído.

A iniciativa faz parte da plataforma “Por Um Mundo Melhor”, nascida no Rock in Rio e que chegou ao The Town com força para transformar a sociedade.

Nas últimas quatro décadas, a Fundação Grupo Volkswagen já contribuiu para mudar a vida de mais de 3 milhões de brasileiros. Agora, se une aos parceiros do Favela 3D para transformar a Favela do Haiti em ritmo acelerado.

Por meio do projeto já foram inaugurados a Praça Chicão e o mural de grafite Raízes do Futuro, 32 casas passaram por melhorias, três novos projetos de casas sustentáveis foram entregues, o abastecimento de água chegou para 100% das casas térreas da comunidade em parceria com a Sabesp, 62 caixas d’água foram instaladas e o projeto “Museu Arte Pública” – que traz arte para o envelopamento da favela, envolvendo moradores na criação dos murais artísticos – e uma horta comunitária foram concluídos.

Além das melhorias de infraestrutura, 261 famílias (das 290 que moram na comunidade) fazem parte do projeto Decolagem e mais de 45 pessoas foram contratadas pela prefeitura, via Programa Operação Trabalho (POT), para agricultura nos cuidados da horta e para o POT Zeladoria, para os cuidados de praças no entorno da região.

Em andamento estão um curso de maquiagem para 20 pessoas e a construção do Centro Comunitário. Os próximos passos são a parceria com Escola da Cidade, o programa Jovem do Futuro, – que promoverá cursos para aperfeiçoamento de competências socioemocionais e técnicas com foco na preparação de jovens de 16 a 20 anos para o mercado de trabalho –, o curso de educação financeira e a formação do Rede Favela, com trabalhos previstos para ter início em setembro.

Entre os resultados esperados estão 100% do território com acesso à internet, 100% das crianças matriculadas em creches ou escolas, 100% da população alfabetizada, zerar o desemprego, combater a evasão escolar, inserir jovens no mercado, 115 melhorias habitacionais e de fachadas, construção de 21 sobrados sustentáveis, entre outras ações.

Ações ambientais da Volkswagen no The Town

Além da parceria com o projeto Favela 3D, por meio da Fundação Grupo Volkswagen, a Volkswagen do Brasil levou outras duas ações ambientais ao The Town. Após o festival, todas as lonas utilizadas no estande da VW foram doadas ao projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo Volkswagen, que capacita profissionais de costura.

Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo VW e fornecedores são transformados em itens como mochilas, estojos, nécessaires, entre outros, contribuindo com a sustentabilidade do planeta e investindo no desenvolvimento social.

Desde-1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas com ações de educação e desenvolvimento de comunidades. Atualmente, a Fundação abraça duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão, com iniciativas que incluem qualificação profissional, apoio a negócios de impacto, formação de educadores e gestores públicos, voluntariado e incentivo ao empreendedorismo.

A Volkswagen também garantiu a destinação correta de todos os itens recicláveis, como copos e embalagens, utilizados em seu estande durante o The Town.    

Fotos: Divulgação