Lançado no feriado de Páscoa, o filme Jogador Nº 1 (Ready Player One) é o maior sucesso de Steven Spielberg desde Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (de 2008).
Só na primeira semana de exibição, o longa bateu a marca dos US$ 300 milhões de faturamento no mundo todo.
O buzz começou três semanas antes, quando o filme foi apresentado pela primeira vez (de surpresa) no SXSW 2018, o mais badalado evento de arte, inovação e tecnologia do mundo. E com a presença (também surpresa) do próprio Spielberg.
No filme, um grupo de aficionados pelo jogo de realidade virtual Oasis tem que resolver uma série de desafios para conquistar a fortuna do criador do game.
Utilizando inteligência de dados (com base nas informações dos quase 12 milhões de usuários únicos mensais do site), foram selecionados fãs do AdoroCinema para acompanhar a pré-estreia promovida no dia 20 de março.
“Mapeamos fãs nossos com um potencial de grande repercussão, quem amam cinema e jogos e que mais têm interesse nesse tipo de filme, que amam games e cultura pop, além de fãs do próprio Spielberg.”, conta Antoine Clauzel, diretor-geral do AdoroCinema.
No Brasil, Warner Bros Pictures e AdoroCinema se uniram para proporcionar uma experiência inédita, unindo as comunidades de cinema, comunidade gamer e cultura pop em uma gaming night exclusiva.
Pablo Miyazawa (editor do vertical de games e cultura pop IGN Brasil) e Lhaís Macedo (apresentadora do AdoroCinema), comandaram o evento que contou com a presença de 100 microinfluenciadores que participaram da experiência de uma live dentro dos canais do AdoroCinema e do IGN, no qual os participantes interagiram com um quiz sobre o filme, onde o público respondia simultaneamente as respostas no evento e no chat da live, criando um cross entre o on-line e off-line.
Com o encerramento da live, teve início uma gameplay na Arena Webedia. O jogo escolhido foi Injustice 2, da publisher Warner Games, onde 16 convidados foram sorteados para entrar na disputa de prêmios, e, claro, o prestígio de terminar a noite o Jogador Nº 1.
“Os objetivos centrais em ações como essas são ampliar o awareness do lançamento, criar desejo na nossa comunidade de fãs e tornar eles embaixadores do filme, e assim estimular o first choice das redes deles.”, explica Antoine Clauzel.