Os oito primeiros produtos lançados por aqui estão disponíveis para clientes da operadora com dispositivos Android, pelo clube “Jogos de Sempre”. No primeiro semestre de 2017, novos jogos que conquistaram várias gerações de brasileiros, como o Detetive, serão lançados pela Widow Games também para as lojas Google Play e AppStore.
A empresa foi fundada em 2013, em Buenos Aires (Argentina), e com mais de 1 milhão de usuários únicos em sua base, começou a mirar o mercado brasileiro no ano passado, mesmo diante de um cenário econômico desafiador. O movimento de internacionalização foi desenhado em parceria com a Microsoft e a Telefónica, que têm programas de fomento ao empreendedorismo no país.
Ao ser selecionada para o programa de pós-aceleração Acelera Partners da Microsoft, a Widow Games recebeu mentoria de negócios, aporte financeiro de R$ 450 mil e suporte técnico para migrar totalmente as suas operações para a nuvem Microsoft Azure. Com isso, a startup ganhou capacidade para conquistar clientes no mundo todo sem necessidade de investir massivamente em infraestrutura tecnológica.
“Atuamos conjuntamente com os empreendedores da Widow Games para estabelecer a entrada da empresa no mercado brasileiro também no que diz respeito ao entendimento das questões burocráticas e legais do país, bem como e a concretização de parcerias estratégicas locais, como a da Estrela”, diz Daniel Ibri, CEO da Acelera Partners.
A Widow Games integra a mais recente turma de startups selecionadas para receber apoio da Wayra, aceleradora do Telefónica Open Future, programa de inovação aberta e incentivo ao empreendedorismo. Assim, receberá investimento de R$ 200 mil em capital, mais R$ 200 mil em serviços, ou seja, mentorias, consultorias especializadas e infraestrutura total na sede da aceleradora por um período de um ano. “Além disso, por meio da Wayra, os empreendedores já tiveram acesso à Vivo, marca da Telefónica no Brasil, e poderão deslanchar no mercado brasileiro aliados a uma operadora com quase 100 milhões de clientes”, afirma Ricardo Sanfelice, vice-presidente de Estratégia Digital e Inovação da Vivo.
“O perfil dos jogadores em todo o mundo mudou. Pessoas de todas as idades têm buscado a versão de seus jogos de mesa preferidos para seus smartphones e tablets. Por isso, a associação estratégica com empresas reconhecidas pelos usuários locais, como é o caso da Estrela, é fundamental para nos aproximarmos dos brasileiros. Juntos, criamos a primeira plataforma digital de jogos de tabuleiro do Brasil, exatamente como fizemos também na Argentina e no México”, afirma Martin Spinetto, CEO da Widow Games.
Para o diretor de marketing da Estrela, Aires Fernandes, “muitos jogadores, inclusive fãs da marca, formarão comunidades a partir de redes que permitem a cada usuário desfrutar de seus jogos preferidos em uma grande variedade de dispositivos”.
Agora, a expectativa da Widow Games é a de se consolidar no mercado latino-americano e de formalizar outros acordos de exclusividade e de alto valor com importantes produtores de jogos dos EUA.
No Brasil, a produtora espera alcançar, no mínimo, 1 milhão de usuários até o final do próximo ano. A meta é considerada bastante realista pelo empreendedor, já que o setor de games mobile deverá crescer quase 49% no país nos próximos 12 meses.