A World Surf League (WSL) anunciou o cancelamento da temporada 2020 do circuito mundial de surfe.
Por meio de um vídeo, o CEO da entidade, Erik Logan, disse que o Championship Tour (CT) foi cancelado por conta da pandemia do Covid-19. Da mesma forma, os torneios do Qualifying Series (QS) não vão mais acontecer.
O melhor do marketing esportivo está aqui.
“Acreditamos que o surfe é um dos esportes que precisa de muita segurança para ser realizado nesta época do Covid-19. Temos um enorme respeito pelas preocupações contínuas de muitas pessoas na nossa comunidade, enquanto o mundo trabalha para solucionar tudo isso.”, afirmou Logan, no vídeo.
A solução encontrada pela WSL para compensar o encerramento da temporada foi antecipar o início das competições de 2021 para novembro de 2020. Isso, no entanto, se a pandemia estiver melhor controlada.
Além disso, haverá a realização de competições de exibição em alguns países nos próximos meses.
Australia, Estados Unidos, Portugal e França abrigarão esses eventos regionais de exibição, denominados de WSL Countdown. Os torneios amistosos começarão em agosto, nos EUA, com o Rumble at the Ranch, no Surf Ranch, reunindo equipes mistas.
Em setembro e outubro, o Australian Grand Slam terá eventos no formato “strike mission” na Gold Coast e em Margaret River. Já na França e em Portugal, serão disputadas as etapas da Euro Surf Cup, com estrelas regionais do CT, todos sem presença de público e transmitidos ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.
A WSL quer que a temporada de 2021 comece na Ilha de Maui, no Havaí, com uma competição para as mulheres. Em dezembro, a Ilha de Oahu, também no Havaí, abrigará a primeira etapa do circuito masculino.
Os planos, porém, dependem da aprovação do Estado do Havaí e das entidades governamentais locais, bem como da situação relativa às restrições das viagens internacionais.
Além das definições protocolares, a WSL anunciou a criação do “The WSL Finals”, um torneio especial que decidirá o campeão da temporada, seguindo o modelo adotado pelo tênis.
A diferença é que a competição acontecerá durante um único dia no mês de setembro, quando o campeão do ano será definido.
O torneio reunirá as cinco mulheres e os cinco homens mais bem ranqueados que disputarão um mata-mata para definir o grande campeão da temporada.
Em 2021, o circuito do surfe terá, tanto no feminino quanto no masculino, dez etapas, com a inclusão da etapa no Taiti para as mulheres.
“A nova temporada do CT, as mulheres indo competir no Taiti novamente e o compromisso da WSL em criar mais oportunidades para os novos talentos nas regiões são mudanças que, sem dúvida, irão ajudar a criar os futuros campeões mundiais do surfe.”, afirmou Filipe Toledo, vencedor do Oi Rio Pro em Saquarema em 2018 e 2019.
Veja abaixo o calendário programado da temporada de 2021 da WSL:
Shiseido Maui Pro presented by Roxy: Maui, Havaí: 25/11 a 6/12 de 2020.
Billabong Pipeline Masters: Oahu, Havaí: 8 a 20/12 de 2020.
MEO Pro Portugal: Peniche, Portugal: 18 a 28/2 de 2021.
Corona Open Gold Coast presented by Billabong: Queensland, Austrália: 18 a 28/3 de 2021.
Rip Curl Pro Bells Beach: Victoria, Austrália 1º a 11/4 de 2021.
Margaret River Pro: West Australia, Austrália: 16 a 26/4 de 2021.
Oi Rio Pro presented by Corona: Saquarema, Brasil 20 a 29/5 de 2021.
Surf Ranch Pro: Califórnia, EUA 10 a 13 de junho de 2021.
Quiksilver Pro G-Land: Indonésia 20 a 29 de junho de 2021.
Corona Open J-Bay: África do Sul 7 a 19 de julho de 2021.
Outerknown Tahiti Pro: Teahupo’o, Tahiti: 26 de agosto a 6 de setembro de 2021.
The WSL Finals: local a ser definido, de 8 a 16 de setembro de 2021.