A World Surf League (WSL) anunciou, na sexta-feira (29), os vencedores do Red Bull Big Wave Awards 2021, que dividiram uma premiação total de 350.000 dólares.
O grande destaque foi Justine Dupont, que ganhou três das quatro categorias, todas com a brasileira Maya Gabeira que ficou em segundo lugar.
Leia também: 213 Sports e WSL Latin America realizam o Saquarema Surf Festival.
A francesa levou os prêmios de “Atleta do Ano”, de “Onda do Ano” e da “Maior Onda Surfada por Tow-In”. A exceção foi Paige Alms, que venceu o da “Maior Onda Surfada na Remada”.
Entre os homens, Kai Lenny foi o “Atleta do Ano” e surfou a “Maior Onda na Remada”, Peter Mel ganhou na “Onda do Ano” e Sebastian Steudtner na “Maior Onda Surfada por Town-In”.
A-premiação deste ano recebeu mais de 600 imagens com as ondas mais pesadas e incríveis capturadas durante a temporada de 2020/2021.
Todas as ondas enviadas, foram avaliadas por um painel de jurados formado por juízes da WSL, ex surfistas profissionais, especialistas em ondas grandes e também por membros da equipe científica da KSWaveCo.
“Parabéns aos vencedores do Red Bull Big Wave Awards 2021”, disse Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de Circuitos e Competições da WSL.
“Minha parte favorita este ano é que estamos premiando do primeiro ao quinto lugares nas categorias masculina e feminina. Avaliamos todas as inscrições com base no tamanho das ondas, mas também levamos em consideração o peso das ondas, já que os atletas estão definitivamente ultrapassando os limites para surfar ondas gigantes.”, completa Jessi.
Nova temporada oficial de ondas grandes
A janela da nova temporada de Ondas Grandes da World Surf League, começa oficialmente no dia 15 de novembro de 2021 e vai até 31 de março de 2022.
A temporada 2021/2022 terá dois eventos, o Nazaré Tow Surfing Challenge apresentado por Jogos Santa Casa, em Portugal, e o Jaws Big Wave Challenge, no Havaí, com os melhores surfistas de ondas grandes do mundo competindo nas duas modalidades, de remada e de town-in, somente com a força dos braços para entrar nas ondas e com o auxílio do jet-ski, respectivamente.
Os oficiais do evento estarão monitorando as tempestades que produzem grandes ondulações, observando as condições que irão produzir ondas na altura dos parâmetros para realizar as competições.
Assim que o “call” for feito pelos oficiais do evento, com 72 horas de antecedência, os melhores big-riders do mundo terão que estar prontos para competir.
O Nazaré Tow Surfing Challenge apresentado pelos Jogos Santa Casa e o Jaws Big Wave Challenge, serão transmitidos, ao vivo, no WorldSurfLeague.com, no aplicativo da WSL e no canal da WSL no YouTube. Além disso, verifique as listas locais para cobertura dos parceiros de transmissão da WSL.
Para assistir todas as ondas indicadas, visite WorldSurfLeague.com/redbullbigwaveawards.