A versão brasileira da World Wide Fund for Nature (WWF) utilizará uma tecnologia interessante para ampliar o monitoramento de áreas de preservação no país. Trata-se do projeto Ecodrones Brasil, que é realizado pela ONG em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e outras instituições da área.
No projeto, veículos aéreos não tripulados serão enviados para capturar dados e imagens em alta resolução por toda a Amazônia. O objetivo é ampliar a cobertura de vigilância e monitoramento da WWF Brasil, pois os drones cobrem um espaço maior em menos tempo do que seres humanos, sem falar na economia de custos.
Os chamado ecodrones da WWF Brasil mapeiam áreas de proteção ambiental, coletam informações científicas para pesquisas e podem ajudar a identificar incêndios florestais ou caça e exploração de recursos naturais. O uso desses veículos já é tradicional na área: a ONG já venceu até mesmo um prêmio da Google em 2012 por usar a tecnologia para ajudar na redução da mortalidade de elefantes e rinocerontes em áreas protegidas na África.