Experiência de Marca

Youtube Fanfest reúne webcelebridades e fãs em São Paulo

Este acontecimento que está magnetizando a nova geração é realizado em diversos países do mundo para reunir em um único espaço influenciadores e fãs.

Mais de duas mil pessoas acompanharam entre ás 16h30 e 19h30 no Espaço das Américas em São Paulo o Youtube Fanfest, evento proprietário da plataforma de vídeos do Google.

Perfil no Insta mostra interações de fãs com astros do youtube

Depois de uma primeira edição que deu o que falar em 2015, o evento organizado pelo próprio YouTube foi cercado de mistério e realizado no estilo "surprise" já que a programação inicial era para tudo acontecer nos dias 29 e 30 de Outubro simultâneamente no Rio e em São Paulo.  Este acontecimento que está magnetizando a nova geração é realizado em diversos países do mundo para reunir em um único espaço influenciadores e fãs.

A semana com ações de PR muito bem planejadas começou com a divulgação do levantamento feito com jovens de três regiões brasileiras para avaliar quem são os nomes com maior influência entre esse público. A pesquisa, acompanhada de lupa do começo ao fim pelos executivos do Google, foi assinada pela Provokers e o "Meio & Mensagem", gerando mídia espontânea nos grandes sites e redes sociais. Jovens até 14 anos das regiões sul, centro oeste e sudeste colocaram o apresentador Luciano Huck no topo do ranking, seguido do youtuber Whindersson Nunes e do casal Leon Martins e Nilce Moretto, do canal "Coisa de Nerd".

Por fim a celebração. Uma festa produzida pela Bullet foi feita com uma super produção na chegada das webcelebridades no red carpet seguida de apresentações e interações com uma legião de admiradores que foi ao local. No evento de São Paulo os participantes tiveram a oportunidade de curtir o Red Carpet, meet n´greet, música e comidinhas com food truck incluindo a participação do Cauê Moura.

A próxima edição acontece dia 18 de Outubro na Thailandia. Veja programação aqui

Pesquisa da ESPM alerta para hábitos infantis no Youtube

Outra pesquisa, realizada pela ESPM mostra o avanço de hábitos infantis no youtube como os vídeos de conquistas de pontos em jogos como Minecraft e também o unboxing. Esses vídeos começaram a ganhar força, nos Estados Unidos a partir de 2006 com produtos de tecnologia. "Eles faziam uma avaliação técnica de produtos, especialmente celulares, respondendo perguntas como: esse aparelho é bom? Como é a bateria dele? Quais funções ele tem? Devo comprar?", explica Paulo Silvestre, palestrante de mídias sociais. Por volta de 2011, o unboxing ganhou o mundo infantil. "E as crianças se apropriaram desse conceito, fazendo seus próprios vídeos, com brinquedos", diz.

A discussão no momento é até que ponto estes vídeos configuram merchandising além de sequelas psicológicas na criançada.

Entubados são os novos fenômenos do licenciamento

As pesquisas sobre audiência e preferências no YouTube revelam nomes como Christian Figueiredo, Malena Nunes e Felipe Castanhari. Todos têm mais de 4 milhões de seguidores no Youtube.

A estrela, Kéfera Buchmann, que ficou famosa ao falar sobre seu cotidiano, fatura R$ 300 mil por mês só com o porcentual de publicidade comercializada pelo Google,  e veiculada dentro de seus vídeos. Mas, segundo fontes próximas da moça, essa é apenas uma fração de seus rendimentos, que envolvem publicidade, participação em eventos e, de agora em diante, contratos de licenciamento de produtos.

"A Kéfera vai ser um fenômeno do licenciamento", projeta Ana Maria Kasmanas dona da Kasmanas Licencing. Assim como outros empresários do ramo, Ana entrou no segmento para representar estúdios estrangeiros que até então não atuavam diretamente no Brasil, mas que hoje cuidam de todo o processo de gestão de suas marcas, um mercado que movimentou R$ 17 bilhões no ano passado segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral).

"Acho que ainda é cedo para projetar números para os youtubers, mas o interesse do mercado sugere que encontramos um grande negócio", conta Fernanda Abreu, que dirige o recém-criado departamento de licenciamento da Endemol, hoje com 16 youtubers no casting. "A gama de produtos vai desde linhas de life style até livros, brinquedos e eventos", diz Luiz Felipe Barros, da Digitalstars, uma agência criada em abril do ano passado exclusivamente para cuidar das novas personalidades que surgem no canal de vídeos pela internet do Google.

Lançamentos

Com um ciclo de venda, produção e comercialização de aproximadamente 1 ano, os primeiros produtos licenciados começaram a chegar ao mercado em julho. Foi quando a italiana Panini fechou com a Digitalstars para produzir um álbum de figurinhas com 16 dos youtubers da agência.

No mês passado, a fabricante média de cadernos Jandaia também apresentou uma coleção de capas com seis youtubers para o volta às aulas de 2017 e, no dia 18 de outubro, a Riachuelo começa a vender uma coleção assinada por Christian Figueiredo, que já ultrapassou a marca dos 6 milhões de inscritos em seu canal "Eu Fico Loko". A rede também negocia com Kéfera. Aliás, tanto Kéfera quanto Christian Figueiredo devem inaugurar nas próximas semana uma loja virtual para a venda dos produtos.

A solução do e-commerce, aliás, já é bastante disseminada entre os youtuber, que inicialmente bancaram do bolso a confecção de algumas linhas, como roupas e acessórios, e agora começam a trocar o portfólio por produtos licenciados. "Na Loja Virtual tivemos uma experiência prévia em 2013/2014, quando morávamos em Curitiba", conta Nilce Moretto, que toca com o marido Leon Oliveira Martins o canal Coisa de Nerd (com mais de 5 milhões de inscritos) e, agora, já tem cinco projetos fechados de licenciamento. "As áreas já engatilhadas são life style, não só roupas, também acessórios utensílios de casa."

Em geral, os contratos envolvem pagamento de participação de venda. Em todos, há uma cláusula de valor mínimo garantido que parte de R$ 50 mil e pode chegar a R$ 300 mil, dependendo do alcance do youtuber (medido em número de seguidores e em tempo de vida do canal).