Em uma ação inédita, o YouTube fechou um acordo exclusivo com a NBA. Os jogos finais da maior liga de basquete do mundo serão patrocinados pelo YouTube TV, serviço online da empresa que emula uma TV por assinatura. Não foi divulgado o período de duração dessa parceria, mas a mídia norte-americana diz que valerá, pelo menos, até o ano que vem.
É a primeira vez que os jogos decisivos da NBA, chamados de Finais, estarão vinculados a uma empresa. O logo com o nome "Finais da NBA, apresentadas por YouTube TV" (veja abaixo) estará estampado na quadra e nas arenas.
A rede norte-americana ABC, do grupo Disney, que transmite a NBA para os Estados Unidos, também irá promover o YouTube TV durante os intervalos comerciais e os narradores terão de falar sobre o serviço ao vivo nas partidas.
A estratégia agressiva do YouTube se dá em um momento no qual os norte-americanos estão cada vez mais "cortando o cabo" (cancelamento de assinaturas da TV paga).
Exclusivo nos EUA, o YouTube TV custa US$ 40 (R$ 132) mensais e os clientes têm acesso a mais de 60 canais. É um preço 65% menor do que a média do boleto de assinatura da TV paga tradicional.
De acordo com o instituto de pesquisa eMarketer, 22 milhões de norte-americanos "cortaram o cabo" no ano passado. Estudo recente feito pela TiVo (empresa de gravadores de vídeo) mostrou que 10,7% dos ex-assinantes de TV paga migraram para o YouTube TV em 2017, taxa que deixa o serviço à frente do HBO Now.
O levantamento da TiVo também apresenta um dado importante sobre a penetração do YouTube TV: em menos de um ano de lançamento, a ferramenta já é a quarta SVOD (plataformas de vídeo sob demanda) mais popular dos Estados Unidos.
A empresa crê firmemente que o marketing no esporte ajuda a expor a marca e angariar assinantes. No ano passado, o logo do YouTube TV apareceu no lugar mais nobre dos estádios da World Series, a final da liga norte-americana de beisebol.
O YouTube também é o patrocinador master (no centro da camisa) do Los Angeles Football Club, clube da MLS, o campeonato norte-americano de futebol.