Zé Cardoso, sócio e diretor de criação e planejamento da agencia de live marketing lampada.ag esteve presente no Genebra Motor Show 2018, evento suíço que completa 113 anos de existência, com as melhores novidades do live marketing no mercado automotivo.
Desde 1905 que Genebra é a cidade escolhida para receber uma espécie de Liga dos Campeões das quatro rodas: o Salão Automóvel de Genebra. Os carros mais exclusivos, as principais novidades, as marcas que interessam e as pessoas que mandam no negócio estão todas lá.
‘’Este ano, o evento teve o SUV do grupo Volkswagen que antecipa lançamento para o Brasil. Novo Corolla Hatch, cupês de BMW e Mercedes e Fit 'aventureiros' também apareceram na mostra, além de estar repleto de novos modelos e conceitos de novos carros que serão a tendência dos próximos anos no mercado nacional. Para o mercado de comunicação não é diferente, o Salão de Genebra é uma fonte de referências, inovação, um guia para quem vai trabalhar com o segmento no Brasil e participar dos projetos como o Salão do Automóvel, Salão Duas Rodas e Fenatran.’’ observa Zé Cardoso.
Para a agencia esse laboratório nos maiores salões mundiais é de extrema importância para a entrega e execução de projetos no mercado nacional, a lampada.ag no último Salão do Automóvel de SP foi premiada com o título Estande e Ativações Mais Impressionante juntamente com a GTM no projeto desenvolvido para Audi, segundo votação junto aos jornalistas e também no Salão Duas Rodas com o projeto e ativações juntamente com a JMC para a Honda, também segundo votação junto aos jornalistas presentes no salão.
Genebra é com certeza o salão dos híbridos, elétricos e novas propostas de mobilidade, como os veículos autônomos e outros mais alternativos (patinetes, bicicletas, etc). Mesmo os superesportivos, tradição de Genebra, apresentaram seus veículos híbridos e elétricos.
A Rimac, montadora croata mais comentada do salão, apresentou seu superesportivo elétrico, o C_Two de 1.914 cavalos, que faz de 0 a 100 km em 1,97 segundos! E essa potência toda é para bater de frente com a Tesla. No estande da marca ainda é possível conversar com os engenheiros que desenvolveram o superesportivo (o melhor é o orgulho deles quando falam do produto).
Outras marcas, como a Toyota, apresentam uma nova realidade sobre os veículos autônomos no futuro: que tal transformar o seu carro numa confortável sala ou escritório?! Se você não está guiando, é só virar os bancos para o centro do carro, “ligar a TV” nos vidros laterais e curtir com a família um bom filme ou realizar uma reunião de negócios. Para mostrar essa experiência, a Toyota levou uma ação de VR simples e muito efetiva. Aliás, as ações com VR e Holones da Microsoft lideram como as tecnologias mais utilizadas pelas montadoras para exemplificar os novos conceitos de mobilidade para os consumidores.
O Salão de 2018 é reflexo de um momento de transição de mercados e tecnologias. O mercado mundial vem crescendo e retomando a performance de anos passados e os carros elétrico estão cada vez mais fortes. Sob o ponto de vista do mercado de Live Marketing, foi constatado algumas boas ideias do que teremos no Brasil, dentre elas a tecnologia mais usada pelas marcas foram os óculos de realidade virtual para a experiencia de produto e marca aos visitantes da feira.
Em breve mais notícias do Salão de Genebra 2018 com o melhor de cada montadora.