A Unilever, por intermédio de sua marca Hellmann’s, acaba de lançar uma campanha contra o desperdício de alimentos.
De maneira leve, um filme inédito da marca na TV lembra as pessoas que comida é muito boa e importante para ser desperdiçada, incentivando-as, assim, a usarem os ingredientes e as sobras disponíveis na própria geladeira.
A campanha foi planejada após pesquisa global da marca indicar que 61% dos brasileiros jogam um ou dois alimentos fora semanalmente – 49% fazem isso diariamente. O levantamento, conduzido pela Edelman, entrevistou 4.000 pessoas, sendo 2.000 americanos, 1.000 brasileiros e 1.000 argentinos, entre 18 e 64 anos de idade, no período de agosto a setembro de 2017.
A marca também contou com intervenções no programa de culinária Masterchef para apresentar diferentes opções de receitas que incentivassem e inspirassem de diferentes formas as pessoas a superarem a cegueira da geladeira, condição humana que atinge cerca de 75% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa. Todas envolviam criatividade e itens comumente utilizados e desperdiçados em casa.
Essas receitas e centenas de outras podem ser encontradas no Recepedia.com, site criado e mantido pela Unilever para apresentar a versatilidade de seus produtos por meio de passo a passos de pratos para as mais variadas ocasiões e com diferentes ingredientes. O endereço tem receitas que incentivam a utilizar todas as partes dos alimentos e a efetivamente transformar sobras em pratos deliciosos.
“Acreditamos que a maionese é um instrumento na luta contra a cegueira da geladeira. O produto permite combinar ingredientes de uma forma surpreendente e gostosa. São diversas opções deliciosas, como strogonoff, sanduíches e pastas, e o preparo dessas receitas pode ser muito mais fácil do que as pessoas imaginam.”, destaca Marina Fernie, vice-presidente da área de alimentos da Unilever no Brasil.
O movimento de Hellmann’s contra o desperdício de comida ainda envolverá diversas ações no âmbito digital e físico, que serão apresentadas aos consumidores nos próximos meses, até o final do ano. Por meio do Instagram da marca @hellmannsbr será possível acompanhar todas as etapas.
Outras ações
Ao longo dos últimos anos, outras ações foram adotadas pela Unilever em prol da mesma causa, a exemplo da mudança da estrutura dos sachês de ketchup, mostarda e maionese da marca Hellmann’s, que, em 2015, ganharam o sistema de abertura “Abre-Fácil”, que proporciona conveniência e usabilidade, além de readequação da quantidade de produto oferecido.
O formato evita o desperdício na abertura e no consumo, assim como a sujeira no manuseio da embalagem, o que inibia o consumo integral de seu conteúdo. Com grande impacto ambiental positivo, uma vez que o consumo de material plástico é, em média, 25% menor do que os sachês comuns, no ano de seu lançamento, o sachê foi o vencedor da 15ª edição do Prêmio Abre (Associação Brasileira de Embalagem) na categoria “Food Service, Delivery e Take Away”.
Além disso, por meio do feedback de consumidores de Hellmann’s de que muita maionese acabava ficando presa no pote, também em 2015, a marca criou a embalagem em formato squeeze, que é mais fácil de apertar e proporciona muito mais facilidade no dia a dia. A iniciativa reduziu a média de sobra de 13% para apenas 3%.
Dentro de suas unidades no Brasil, a Unilever ainda tem o projeto 'Nothing to waste' (Nada a desperdiçar), um grande esforço interno para que não haja desperdício de alimentos em suas cozinhas experimentais, locais onde produtos e receitas são testadas.
Todas as iniciativas da companhia são norteadas pelo Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP), desenvolvido a partir de um estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida dos produtos da companhia e lançado em 2010.
Com base nesse estudo, nasceu a visão geral do plano: gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.
O plano estabelece três grandes objetivos globais: ajudar mais de um bilhão de pessoas a agirem para melhorar a sua saúde e bem-estar, até 2020; reduzir pela metade a pegada ambiental da produção e uso dos seus produtos, à medida que faz o negócio crescer, até 2030; e melhorar a vida de milhões de pessoas na cadeia de valor, até 2020.